logo

Projeto Nova Vida beneficia 250 jovens no município

06/12/2005 15:08:16 - Jornalista: Sonia Braga

Macaé vem se destacando no cenário nacional como um dos municípios que mais investe em projetos voltados às famílias de baixa renda. Prova disso, são os vários prêmios que a cidade já recebeu, entre eles o de Gestão Plena, proveniente dos investimentos na área social. Esses prêmios são devidos às ações que o governo municipal implantou nas áreas de Saúde, Educação e Social. Um dos programas que mais chama a atenção por causa do seu alcance social é o Projeto Nova Vida.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), o Projeto é um programa de estágio que atende 250 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos e 11 meses. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias e os jovens estão lotados em órgãos ligados a prefeitura como secretarias, Fórum e Câmara Municipal, escolas e creches, onde eles exercem diversos tipos de serviços, entre eles, o de office boy, informática e auxiliares de creches. As funções os ajudam a se familiarizarem com o trabalho assistencial e a terem responsabilidade profissional.

Implantação

Implantado em 1991, o Projeto Nova Vida faz parte das ações de cunho social desenvolvida pela Sempros, cujo secretário, Valdeci Brandão, tem como meta para o próximo ano, ampliar o número de vagas por reconhecer a importância e validade do projeto devido a grande procura.

Desde sua fundação, o Nova Vida passou por reformulações, objetivando não somente dar um estágio aos jovens, mas sim fazer com que ao término do processo eles tenham uma iniciação profissional para que possam realmente encontrar no mercado de trabalho um lugar para terem uma atividade profissional.

A intenção da Sempros é fazer com que os meninos e meninas ao saírem do programa, tenham uma qualificação profissional que possa servir para toda a vida. “A socialização e a integração com as pessoas no ambiente de trabalho, o recebimento de meio salário mínimo e ainda a oportunidade de emprego, são algumas das vantagens sociais oferecidas para os jovens que integram o programa”, explicou Brandão.

O trabalho social da Secretaria não se restringe apenas aos jovens. Às famílias dos adolescentes também é dada uma atenção especial. Existe uma equipe multidisciplinar com psicólogos e assistentes sociais que se reúnem constantemente com os familiares, objetivando um acompanhamento da situação psico-social com o intuito de detectar possíveis problemas.

Todos os projetos pós-educativos são monitorados pela SEMPROS que prioriza o atendimento a portadores de deficiência física, filhos de servidores municipais e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar que se encontram em situação de riscos social.

Satisfação

Muitas são as vitórias alcançadas ao longo dos anos. Como o ex-aluno do Projeto, Glauco da Silva Gomes Vieira. Ele completou 18 anos em novembro deste ano e teve de sair do projeto, mas, segundo ele, o aprendizado valeu a pena.

- Aprendi muito no Nova Vida, como por exemplo, responsabilidades. Antes, eu só queria brincar na rua, meu rendimento escolar era regular, com diversas notas vermelhas. A partir do meu ingresso no Projeto, passei a valorizar o salário que recebia. Outra conquista foi a convivência diária com as pessoas, além da vasta experiência profissional que adquiri, como o curso de informática, disse.

O estímulo, segundo Glauco, foi tanto que ele pretende cursar faculdade de informática e prestar concurso público, de preferência na prefeitura de Macaé, onde tudo começou.

A vitória não é só do Glauco. Sua mãe, Vera Lúcia, também comemora a mudança do filho, para melhor. “Antes do projeto, meu filho saía da escola e ficava na rua. A minha preocupação era constante, por medo dele trilhar o caminho errado. Depois que ele foi aceito do Projeto, nunca mais tirou nota vermelha e a mudança foi visível”, conta a orgulhosa mãe.

Outra que está muito feliz com o projeto é a estudante Yohana Bastos de Almeida, 15 anos, que faz parte do Nova Vida desde junho deste ano. Trabalhando na Secretaria de Comunicação Social, ela conta que está realizada com o trabalho. “Aqui aprendi a me comunicar melhor com as pessoas, o que vai ajudar muito na minha vida profissional futura”, diz a adolescente, que pela manhã estuda na Escola Municipal Samuel Brust, na Barra.

Parceria

O Projeto Nova Vida mantém parceria com o Forte Marechal Hermes, através do Programa Macaé Criança Cidadã (PMCC). O projeto é direcionado somente para os meninos e funciona em dois turnos, de manhã e à tarde. Atualmente, 40 adolescentes participam do projeto, onde a prefeitura fornece a alimentação, professores para o reforço escolar, uniforme, remédios, bolsa estágio de meio salário mínimo e material esportivo.

Dentro do projeto, os adolescentes participam no Forte de aula de informática, ensino religioso, reforço escolar. Os alunos são beneficiados também com a parceria entre a prefeitura e a Automac Concessionária de Veículos. Neste setor, os alunos estagiam em todos os setores, proporcionando um conhecimento amplo na área de mecânica, entre outros ofícios.