Projeto Nova Vida beneficiará cerca de 250 jovens no município

02/06/2005 18:11:20 - Jornalista: Sônia Braga

O Nova Vida, projeto social da prefeitura através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (SEMPROS), retornará as atividades a partir deste mês, beneficiando cerca de 250 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos e onze meses. O projeto foi reformulado por determinação do prefeito Ríverton Mussi, que contou com os critérios exigidos pela Procuradoria do Município.

Os alunos do Projeto Nova Vida terão direito a um auxílio escolar no valor de R$ 95, uma cesta básica e a cursos de informática e inglês comercial, o que possibilitará no futuro, o ingresso no mercado de trabalho. O aluno participará do curso de acordo com a disponibilidade e horário designado pela SEMPROS. Os jovens prestarão serviço às entidades públicas municipais e estaduais e através de convênio com a iniciativa privada. O projeto é custeado somente pela prefeitura.

A primeira turma de adolescentes será treinada nas dependências da SEMPROS, nos dias 6 e 7, das 8:00h às 11:00h, e das 13h30m às 16h30m. Nos dias 8 e 9 será treinada a segunda turma, nos dias 13 e 14 a terceira turma e nos dias 15 e 16, a quarta e última turma, sempre no mesmo horário. Os pais dos adolescentes terão um encontro com a coordenadora do projeto, Ítala Fernandes, no dia 10 e 17, das 15h30m às 17h30m.

Critérios - Todos os cadastrados deverão preencher os critérios estabelecidos para constatar a real necessidade de cada família. Para isso, a equipe técnica, composta por assistentes sociais, irão até a residência do aluno para que possa dar subsídios na maneira de intervir, auxiliando as famílias com apoio, orientação pessoal e acompanhamento a outros recursos da comunidade.

De início, o projeto beneficiará 250 alunos. Segundo o critério da Secretaria de Promoção Social, o adolescente que quiser participar do projeto e receber a ajuda mensal deverá estar estudando. Alunos da rede particular também poderão participar, desde que recebam bolsa e comprovem a renda familiar de até três salários mínimos.

A carga horária de trabalho será de quatro horas diárias e eles em setores onde poderão aprender algum tipo de atividade como informática, atendimento ao público e recreação infantil. O Projeto Nova Vida faz parte das ações de cunho social desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário. “Vamos tentar aos poucos aumentar o número e vagas. O Nova Vida tem uma grande procura”, disse o secretário Valdeci Brandão.