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Projeto Oficina da Palavra focará alunos do 6º ano do ensino fundamental

25/02/2011 09:45:44 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria de Educação dará continuidade ao desenvolvimento do Projeto de Oficina da Palavra que vem obtendo resultados expressivos desde sua criação em 2003. Neste ano, o projeto será focado nos alunos do 6º ano das escolas interessadas em implantá-lo. Os colégios municipais Cláudio Moacyr de Azevedo e Maria Isabel Damasceno Simão, as escolas municipais dos Pescadores, Botafogo, Engenho da Praia e o Ciep Oscar Cordeiro também querem adotar o projeto.

Segundo a professora Tânia Pacheco, que criou o projeto, a Oficina da Palavra propõe intervenção pedagógica que envolve leitura, reflexão e interpretação oral e escrita do texto e produção textual.

- Nesse procedimento os alunos não se limitam ao texto literário, mas trabalham com jornais, revistas, filmes, letras de música, propaganda, textos instrucionais, além de tantos outros textos do cotidiano. O foco principal é produção de textos para que o aluno tenha uma base melhor para o desenvolvimento da competência da escrita, explica Tânia, destacando que, às vezes, o professor fica muito focado em ensinar gramática e acaba deixando de lado a interpretação e a produção de textos. Algo que será fundamental para dar um diferencial ao aluno em seu futuro escolar e profissional.

Em 2009, o projeto foi apresentado como trabalho de conclusão de curso “Gestar II” do MEC/Universidade de Brasília, que oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas. A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas à distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

- Apresentamos como projeto de conclusão de curso e tivemos ampla aprovação da metodologia e recebemos muitos elogios e recomendações da Equipe do Mec/Universidade de Brasília”, lembra Tânia.

Tânia afirma ainda ser possível diminuir a defasagem no aprendizado dos alunos, trabalhando sistematicamente as habilidades que levam à competência em leitura e escrita, o que foi confirmado pelo desempenho final dos alunos da E.P.M. Profª Maria Angélica Benjamim que desenvolveu o projeto nas suas turmas de 4º e 5º ano, em 2010, com as professoras, Bárbara Henrique de Souza e Adriana de Souza Azevedo.

- É um projeto muito bacana porque temos a chance de trabalhar textos com as crianças de uma forma lúdica, bem prazerosa, despertando não apenas o senso crítico, mas o prazer de ler e interpretar um texto, conta Bárbara. Neste ano, o projeto se desenvolve na Escola sob a orientação da professora Elisângela Rosa Belizário.