logo

Projeto orienta gestantes sobre riscos da má alimentação

14/07/2015 15:59:00 - Jornalista: Assessoria secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

Um dos objetivos é evitar o consumo de alimentos inadequados

A gestação é um período que impõe necessidades nutricionais aumentadas e a adequada nutrição é primordial para a saúde da mãe e do bebê. Pensando nisso, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) realizará, no próximo dia 21, o projeto Nutrição Itinerante para Gestantes. O projeto consiste na realização de atividades trimestrais de Educação Alimentar e Nutricional para as pacientes assistidas nas Unidades de Atenção Básica de Macaé.

De acordo com Lilian Scherrer, nutricionista responsável pelo projeto, o excesso de peso gestacional está associado ao desenvolvimento do diabetes gestacional, macrossomia fetal (excesso de peso em recém-nascidos) e à necessidade de parto cirúrgico, fatores que aumentam as chances de mortalidade materna e neonatal. “O ganho de peso excessivo durante a gestação e a mudança no estilo de vida após o nascimento do bebê elevam o risco de obesidade em mulheres em idade fértil”, disse.

As atividades serão divididas em quatro módulos, que abordarão os seguintes temas: Higienização dos Alimentos; Redução do consumo de Alimentos Ultraprocessados; Economia Doméstica: orientações para a escolha e compra de alimentos; Oficinas Culinárias: aproveitamento total dos alimentos. As atividades serão realizadas durante as “salas de espera” e serão conduzidas pelas nutricionistas da CATAN, Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas, Centros de Referência, Bolsistas PIBEX/UFRJ e estagiários da UFRJ, lotados na Catan.

A agenda de atividades inclui, inicialmente, as gestantes atendidas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Serra, no Centro de Atenção ao Adolescente (CRA) em Imbetiba, no Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (NUAMC) Aroeira, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Cajueiros e na sede da Catan.

Números - De acordo com os dados consolidados do ano de 2014 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN WEB), o excesso de peso em gestantes mostrou-se bastante expressivo em todo o Brasil, com um percentual de 41,52%. Em Macaé, os números não foram muito diferentes. No mesmo ano, foi avaliado o estado nutricional de 766 gestantes também cadastradas no SISVAN. Deste total, 109 (14,23%) apresentaram obesidade; 180 (23,5%), sobrepeso; 291 (37,99%) peso adequado e 186 (24,28%) baixo peso.

A Catan, da secretaria de Saúde, atende na Rua Doutor Luiz Belegard, 139, no Centro. Informações pelo telefone (22) 2759-1024.