A Fundação Macaé de Cultura (FMC) dá continuidade ao projeto Outro Olhar. O projeto propicia contato entre os jovens das diversas áreas culturais da Fundação com momentos artísticos significativos como óperas, balés, exposições e outros. Para isso, mensalmente, há excursões para o Rio de Janeiro, quando participantes do Conservatório Macaé de Música, das aulas de desenho e de teatro, além do Art Luz e de sua Companhia de Dança assistem a eventos culturais.
Em abril, 40 jovens da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes assistiram à ópera Idomeneu, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “É importante que mobilizemos os jovens para terem contato com outros tipos de cultura, possibilitando-lhes condições de terem um outro olhar”, justifica o assessor Luca Loureiro. Ele conta ainda que em maio, 40 alunos do Art Luz assistiram o balé Coppelia, no mesmo espaço.
- Queremos promover maior relação entre os participantes dos diversos setores culturais da FMC com o mundo erudito - balés de repertório e óperas de compositores como Mozart, que comemorou 250 anos de nascimento, diz Luca, acrescentando que o senso estético dos jovens é estimulado, uma vez que eles têm conhecimentos ampliados.
Para concluir, Luca Loureiro lembra que novos conhecimentos provocam desejo de superar desafios, pois o projeto Outro Olhar aprofunda a consciência artística a nível internacional. A próxima viagem será para visitar exposições, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no Paço Imperial (dois museus na cidade do Rio de Janeiro, que formam prédios históricos).