logo

Projeto 'Pedala Macaé' encerra as atividades com celebração

22/09/2015 15:09:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Preservar o meio ambiente e melhorar a frequência cardíaca estão entre os benefícios de andar de bicicleta

A bicicleta é considerada o transporte ecologicamente sustentável e é utilizada por muitos como o principal meio para deslocamento. Dentro desta perspectiva, a prefeitura investe no fortalecimento do uso deste modal na cidade. Isso inclui uma rede de rotas propostas pelo Sistema Cicloviário de Macaé. Mas, além da parte estrutural, também são realizadas ações para estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte viável e funcional. Uma destas iniciativas é o projeto “Pedala Macaé”, promovido pela Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação e a COPPETEC/UFRJ.

E o “Pedala Macaé” se encerra nesta quinta-feira (24) com uma celebração que contará com a participação dos envolvido em todas as etapas do projeto: curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”; Concurso de Projetos, voltado aos profissionais da rede de ensino; e Concurso de Cartaz Publicitário com Charge, voltado aos alunos. O evento de encerramento acontece no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a partir das 13h.

- Os assuntos relacionados à mobilidade nunca estarão 100% resolvidos, pois as demandas são constantes. E o que mais ajuda neste caso é o investimento em educação, pois assim prevenimos vários destes problemas que acontecem, principalmente, pela falta de humanização no trânsito. Pensando nisso, estamos formando dentro das escolas, profissionais que saibam tratar do tema mobilidade urbana para que as crianças possam absorver este conhecimento importante para as suas vidas e de seus familiares – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

No caso do curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”, os participantes receberão seus certificados pela participação na formação. Entre eles, profissionais que atuam em unidades municipais como o Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Cláudio Moacyr de Azevedo, Coquinho, Maria Letícia Santos Carvalho, Samuel Brust, Paulo Freire, Olga Benário, Elza Ibrahim, Wolfango Ferreira, Zelita Rocha e Carolina Curvello Benjamin, além de escolas das redes estadual e privada.

Premiação – Os concursos com o tema “Eu e a bicicleta: uma parceria feliz”, também já definiu seus vencedores, tanto na categoria voltada aos profissionais, quanto na categoria direcionada aos alunos. E os escolhidos receberão seus prêmios também durante a cerimônia, quando serão entregues as bicicletas aos autores dos três melhores projetos em cada categoria.

No entanto, para a professora da UFRJ, especialista em Educação no Trânsito, conselheira do Cetran-RJ e palestrante corporativa, Miriam Calil, o mais importante é que o projeto se encerra com a certeza de que forma cidadãos capazes de repensar a mobilidade, valorizando a bicicleta como importante meio de transporte no cenário urbano:

- Muitas escolas desenvolveram projetos muito interessantes. E a nossa meta é juntar as melhores ideias dos projetos escolhidos, para que possamos formatar um projeto único que será implantado nas escolas – disse a professora Miriam Calil.

Para julgar os melhores projetos, foi montada uma bancada composta por profissionais de diversas áreas: psicologia, engenharia, arquitetura, pedagogia, educação física, jornalismo e publicidade. Eles foram responsáveis por julgar se os projetos estavam adequados aos diversos quesitos de julgamento avaliados. E ao final, os que obtiveram as melhores notas, foram os selecionados e serão premiados.