Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Preservação da vida no trânsito é o objetivo mais importante do projeto
Foi encerrado na última semana o projeto “Pedala Macaé”, promovido pela Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação e a COPPETEC/UFRJ. Esta foi mais uma ação para que, além da parte estrutural, seja estimulada a utilização da bicicleta como meio de transporte viável, seguro e funcional. Em comemoração ao fim desta etapa, foi realizada uma celebração no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, com entrega da premiação aos vencedores dos concursos que eram parte integrante do “Pedala Macaé”.
- Cuidamos da fiscalização, da engenharia e do transporte, mas a educação é uma parte muito importante do nosso trabalho, pois o conhecimento nunca se perde. Estas crianças estão recebendo uma formação que vão poder levar por toda a vida, mas poderão fazer a diferença hoje, sendo mais responsáveis e passando a exigir responsabilidade de todos também – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
De acordo com a professora da UFRJ, Miriam Calil, esta é uma iniciativa que se junta a outras que estão sendo realizadas na cidade visando a preservação da vida no trânsito. “Em Macaé, estão sendo criadas muitas rotas para que todos possam circular, preservando o que é mais importante e que não tem preço: a nossa vida. Por isso envolvemos todos neste propósito, de pedalar com segurança, usando a bicicleta de forma segura”, explicou.
Premiação – Durante a cerimônia, os vencedores dos concursos com o tema “Eu e a bicicleta: uma parceria feliz”, voltado aos profissionais da rede de educação e também aos alunos, receberam como prêmios bicicletas. Foram premiados os três melhores projetos em cada categoria.
No caso do “Concurso de Projetos”, em terceiro lugar ficou o Centro Educacional Crescer, com o projeto “Das raízes aos frutos: vamos de bicicleta”, dos professores Bruno de Azevedo e Mirian de Souza; no segundo lugar, ficou com o Colégio Municipal Renato Martins e o projeto “Vivo bem, viva a bike!”, da professora Thaís Teixeira; já o primeiro lugar ficou com o Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvelo Benjamin, com o projeto “Bike Carolina”, dos professores Fábio Moraes dos Santos, Rita de Cássia Rodrigues de Oliveira, Rodrigo da Conceição Oliveira e José Cláudio da Silva.
– O 'Bike Carolina' é um projeto que foi idealizado em maio do ano passado e que, na verdade, é ainda mais extenso do que foi inscrito para participação no 'Pedala Macaé'. E de lá para cá, viemos testando para que, em 2015, pudéssemos aplicá-lo. Temos que repensar como circulamos pela cidade e fizemos um trabalho interdisciplinar que indique um caminho para isso – pontuou a professora Rita de Cássia.
Enquanto isso, na categoria “Cartaz Publicitário com Charge”, exclusivo para a participação dos estudantes, os vencedores foram os seguintes: Hallison dos Santos Nascimento, representando a Escola Municipal Renato Martins, em terceiro lugar; Pablo dos Santos, do Colégio Municipal Olga Benário Prestes, em segundo lugar; e Myllena Silva, representando o Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvelo Benjamin, no primeiro lugar.
– Temos que parabenizar os nossos alunos, professores e diretores, mas principalmente lembrá-los sobre a sua responsabilidade de agora serem exemplos, não só na escola, mas também dentro de casa. Agradecemos esta parceria e esperamos que ela só se amplie daqui para frente – falou a subsecretária de Educação no Esporte, Cultura e Saúde, Andréa Martins.
Certificação – Além da premiação dos concursos, na ocasião também foram entregues os certificados do curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”. No entanto, o coordenador de Educação no Trânsito, Marcello Magalhães, anunciou que outras ações continuarão acontecendo para a constante melhoria nos índices de violência no trânsito na cidade.
– A equipe desenvolveu todas as etapas do “Pedala Macaé” com muita competência, mas os desafios da educação de trânsito são muitos. E a meta é continuar investindo nestas ações para vencer estes desafios e contribuir para mudar o cenário dos indicadores negativos do trânsito na cidade - finalizou.