logo

Projeto Pedalar: Educação e Mobilidade Urbana promovem capacitação para professores

22/06/2015 15:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 14 rotas

Pedalar. Este é o projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana com ênfase nos desenvolvimentos urbano, ambiental, na inclusão social e na democratização do espaço a ser apresentado para escolas municipais, agentes de trânsito e a comunidade. O objetivo é levar a população a repensar e valorizar a bicicleta como importante meio de transporte, contribuindo assim para o desenvolvimento de atitudes saudáveis no cenário urbano do município.

O projeto visa reforçar a formação de uma cidade harmônica e sustentável. Com isso, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a partir dos 20 quilômetros de ciclovias já existentes na cidade, o Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 14 rotas cicláveis que somam 62 Km no total. São mais 42 Km a implantar, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer e de serviço (para possibilitar a circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo).

Para intensificar as ações voltadas para o uso da bicicleta, o projeto Pedalar conta com parceria da Secretaria de Educação. A expectativa é envolver cerca de 10 mil alunos para que sejam usuários conscientes do sistema de transporte, realizando assim ações educativas em cerca de 20 escolas municipais. Com isso, a proposta da ação conjunta é estimular estudantes e professores ao uso da bicicleta e sua integração aos demais modais. Outra intenção é atualizar os agentes de trânsito, nas respectivas áreas de atuação, no Código de Trânsito Brasileiro e também na área comportamental.

Curso - Para desenvolvimento das ações, o Pedalar foi subdividido em etapas. Uma delas é a realização de um curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”. A formação voltada para professores vai acontecer nesta quinta-feira (25), sexta-feira (26) e segunda-feira (29), nos turnos da manhã e tarde, na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A formação, que está sendo articulada pela Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, terá 12 horas de duração, e contará com oficinas de trabalho com quatro horas de duração. Os recursos didáticos da formação contarão com materiais com dicas de segurança de trânsito.

A proposta é levar capacitação específica para os professores, para que eles possam replicar as informações nas escolas. Posteriormente, a expectativa é que os estudantes multipliquem as orientações referentes ao projeto para pais, familiares e comunidade em que vivem.

Segundo a coordenação do projeto Pedalar, a finalidade é desenvolver estratégias pedagógicas que dinamizem a participação de educadores e alunos da rede municipal, buscando análise e reflexão sobre a responsabilidade de cada um, nas ações de cidadania em prol da preservação da vida e do ambiente. Entre as técnicas que serão destacadas estão exposições, simulações, oficinas de trabalho. Também haverá exibição de multimídia sobre a história da bicicleta.

Outro destaque é a execução de pesquisas em escolas, com a intenção de criar um banco de dados que servirá como base para monitoramento das futuras ações do projeto. A pesquisa vai abranger registros como dados sobre acidentes de trânsito, além da passagem dos alunos que utilizam o modal bicicleta.

Professores - Outro passo do projeto será o lançamento do concurso de projetos, previsto para o dia 1º de julho. A programação será direcionada aos educadores participantes do curso de formação e oficinas. Os educadores serão orientados pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. Os trabalhos deverão ser enviados à equipe da Secretaria de Educação entre os dias 28 de julho a 3 de agosto. A escolha dos vencedores está prevista para o dia 14 de agosto. A proposta é que os trabalhos vencedores das escolas municipais integrantes sejam implementados mediante avaliações periódicas dos resultados.

Alunos - Outra fase será a realização de um concurso com os estudantes, que deve ser lançado nas unidades municipais de ensino no dia 25 de agosto. A elaboração dos trabalhos deve ser feita entre os dias 26 de julho a 4 de agosto. A escolha dos dez melhores trabalhos está prevista para o dia 10 de setembro. Também no mês de setembro haverá julgamento das produções dos estudantes. A premiação dos concursos voltados para os projetos desenvolvidos pelos professores das unidades municipais participantes e dos alunos vai acontecer no final do mês de setembro durante o Seminário de Mobilidade Segura por Bicicleta.

Importância do transporte modal - Por meio do Sistema Cicloviário, a intenção é que Macaé siga uma tendência mundial de priorizar a utilização do transporte não motorizado e do transporte público. Trata-se de um movimento adotado em grandes centros urbanos, como Amsterdã, na Holanda, e Nova York, nos Estados Unidos. No Brasil, metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro também experimentam transformações urbanas com base na integração da bicicleta na matriz de transporte. Macaé também já conta com alguns locais em que esta moderna configuração se consolidou, como a orla dos Cavaleiros e o Calçadão da Avenida Rui Barbosa.