Foto: Kaná Manhães
Elaborado pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, projeto Planejando Macaé entra em sua segunda fase de diagnóstico
Implantado em julho deste ano, com o principal objetivo de preparar a cidade para o futuro, o projeto Planejando Macaé terá um grupo permanente de trabalho formado por profissionais de diversas áreas da prefeitura. O grupo vai trabalhar em conjunto com a equipe do arquiteto e urbanista curitibano Jaime Lerner, que já está elaborando um diagnóstico completo sobre a cidade.
- O grupo de trabalho vai ter a tarefa de atuar à frente no projeto, junto com a equipe do Jaime Lerner. É este grupo que vai apontar as soluções e alternativas para os problemas do dia a dia de Macaé, como o trânsito e a infraestrutura urbana. Teremos muito trabalho pela frente, disse o secretário de Governo, André Braga, que está coordenando o projeto.
Na última quarta-feira (6), os arquitetos Valéria Bechara e Taco Roorda, da equipe de Curitiba, apresentaram a representantes de diversas secretarias municipais a segunda etapa do diagnóstico que está sendo elaborado. Nesta etapa, os arquitetos lançaram um olhar diferente sobre a cidade, procurando levantar os problemas de forma integrada.
- Vimos de maneira conjunta situações que de certa forma estão ligadas, como a ocupação urbana, o sistema viário, o transporte coletivo, meio ambiente e a própria história do município. Já trouxemos alguma sugestões de mudança, que serão discutidas a fundo junto ao grupo de trabalho da prefeitura. Nesta etapa do trabalho, identificamos situações atípicas como o fluxo de 107 mil passageiros por dia no sistema de transporte coletivo, número altíssimo para o tamanho da cidade, comentou Valéria.
Entre as sugestões já apontadas pelos arquitetos estão a proposta de transformar a área do Mercado de Peixes em um novo centro comercial da cidade, unindo em um só lugar produtos variados com o tradicional comércio de pescado. Todas as sugestões apresentadas serão discutidas a fundo com a equipe da prefeitura e também com a comunidade.
De acordo com o secretário de Governo, o Planejando Macaé vai criar um plano ordenado para o município.
- A cidade já tem o seu Plano Diretor, feito em 2006, mas Macaé é uma cidade em crescimento constante. O eixo da cidade cresceu, por isso a necessidade de discutirmos um planejamento ordenado para os espaços urbanos, a partir do que já foi apontado e aprovado pelo Plano Diretor, comentou André Braga.
A proposta completa de Jaime Lerner para o Planejando Macaé deverá ficar pronta no primeiro semestre de 2011. A base são os projetos já desenvolvidos pela prefeitura, como na área de saneamento, com o Água Limpa, que tem investimentos próprios de R$ 277 milhões e prazo de quatro anos para ser concluído. O governo municipal também quer soluções para o sistema viário, zoneamento urbano e infraestrutura nos bairros e área central do município.