logo

Projeto "Prevenção na Escola - Caminhos Possíveis" será intensificado na rede

10/02/2012 13:27:31 - Jornalista: Joice Trindade

O projeto “Prevenção na Escola - Caminhos Possíveis” foi apresentado aos diretores do Ensino Fundamental da rede municipal nesta quinta-feira (09), na sede da Secretaria de Educação. O objetivo do trabalho é abordar a prevenção às drogas através de temas transversais, ligados ao meio ambiente e saúde, em escolas municipais situadas nos setores administrativos da área central, dos bairros e da Serra. A próxima reunião vai reunir diretores de unidades que atendem do 1º ao 5º ano. O encontro vai acontecer no dia 1º de março, no auditório 31 da Secretaria de Educação, das 8h às 12h.

Para o Secretário de Educação, Guto Garcia, projetos como estes são essenciais para contribuir com os professores nas salas de aula e melhorar a qualidade do ensino. “Temas transversais devem ser enfatizados aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com a proposta de enriquecer ainda mais o contexto educacional. Nossos educadores terão a oportunidade de conhecer novas atividades e estratégias que se voltam à prevenção às drogas. Além disso, esta será mais uma ocasião para reforçar a integração da família na escola”, disse Guto Garcia.

A programação desenvolvida pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, por meio do Núcleo de Prevenção Primária, vai intensificar as ações junto a Secretaria de Educação. No ano letivo de 2011, o projeto foi desenvolvido em sete unidades municipais de ensino como Amil Tanus, Polivalente Anísio Teixeira e Ciep Oscar Cordeiro. E a intenção da coordenação é percorrer escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para isso, a equipe iniciou a mobilização junto aos gestores das unidades.

O próximo passo da equipe é capacitar professores-multiplicadores nos horários de atividades. Já a terceira etapa será a intervenção junto à família dos alunos, reunindo pais e responsáveis em palestras específicas e reuniões, que visam proporcionar de debates e parceria com a família e responsáveis dos estudantes.

A quarta etapa do projeto será a abordagem junto aos estudantes, através de oficinas, dinâmicas de grupos, jogos lúdicos, além de roda de conversa sobre temas como propaganda e violência.

De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Adriana Silva Feliciano, a proposta é abranger o maior número de escolas municipais: “A finalidade é minimizar os fatores de risco e potencializar questões voltadas para proteção”, explica.

Formação – No decorrer da reunião foram distribuídos o calendário escolar e o cronograma de reuniões. Além disso, foram abordados assuntos como ações para o funcionamento das unidades, importância do Programa de Leitura e da Proposta Pedagógica, além do programa direcionado ao Ensino Religioso que vai enfatizar neste ano a Oficina de Valores.

Os diretores também tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas e estudos dirigidos voltados para o processo ensino-aprendizagem das unidades. As atividades foram alvos de elogios dos gestores participantes. “Trabalho há 15 anos na rede municipal e sempre faço questão de me aprimorar e compartilhar vivências com outros educadores”, diz a diretora do Colégio Municipal Jacyra Tavares Durval, Marisete Faria de Oliveira.

Da mesma opinião é a diretora da Escola Municipal Parque Maria Angélica, Andrea Martins Alves. “Encontros como estes são fundamentais para trocarmos experiências e inovarmos nosso trabalho. Esta é a minha primeira gestão como diretora e quanto mais cursos e reuniões participar será melhor para o exercício da função de dirigente”, observa.