A subsecretaria de Políticas sobre Drogas tem organizado na cidade o Projeto de Prevenção Volante Itinerante, segundo o qual são distribuídos folders, cartilhas e panfletos que informam ao cidadão morador de Macaé e da região a imensa variedade de atividades, que levam à qualidade de vida, sem o ingresso no mundo das drogas.
De acordo com a coordenadora desse projeto, Magda Soraia Delfino, o Prevenção Volante tem como finalidade abordar, mobilizar, sensibilizar e conscientizar as pessoas a olharem para dentro de si mesmas e escolherem o caminho mais saudável, além de serem multiplicadoras das ideias proferidas pela equipe do projeto. “Isso só é possível por meio de uma séria reflexão”, afirma.
- Em diversos eventos públicos, levamos à juventude quesitos como a importância vital das atividades esportivas, culturais, de entretenimento e de lazer, além de cursos profissionalizantes – conta Magda. Ela exemplifica dizendo sobre o valor da leitura e da caminhada em contato com a natureza para a saúde mental.
O principal objetivo do projeto de Prevenção Volante Itinerante é promover a saúde em âmbitos biológicos, psicológicos e sociais (biopsicosocial). Estes fazem parte de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito da verdadeira qualidade de vida. “Hoje, há o acréscimo do termo ‘espiritual’ para se completar essa direção dada pela OMS. Todas essas determinações têm como meta a saúde mental”, afirma Magda.
Subsecretaria de Políticas sobre Drogas
Segundo o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Élio Lessa, a missão da subsecretaria é promover a redução da demanda do uso de drogas para efetivar a melhoria da qualidade de vida.
- Oferecemos à população macaense informações sobre o malefício ocasionado pelo uso de abuso de drogas lícitas como tabaco e álcool e drogas ilícitas. Uma de nossas incumbências é tentar prevenir, chegando antes, atingindo o público alvo primeiro – afirma Élio.
Ele comenta ainda que a sua pasta também contribui para que sejam efetivados processos de inclusão social para cidadãos vulneráveis e em situação de risco social. “Também favorecemos o acolhimento das pessoas que buscam orientação eficaz para seus familiares, que são dependentes químicos”, ressalta.
Conteúdos das Cartilhas
No material distribuído pela subsecretaria, através do projeto de Prevenção Volante Itinerante, encontram-se mensagens como “Não desista, insista na sua qualidade de vida!”.
Também há dicas acerca da necessidade de se confiar em si mesmo para ser feliz e saudável.
“Acredite em você mesmo, pois você tem a capacidade de superar as adversidades. Não negue suas emoções, lembranças, características físicas ou de personalidade, seus pontos positivos, negativos e suas limitações. Pense no que pode melhorar”, diz uma parte do texto da cartilha.