Para comemorar o Dia do Folclore (22), a Fundação de Ação Social está desenvolvendo diversas atividades culturais nos pólos do Projeto Pró Vida Cidadã - Botafogo, Parque Aeroporto e Nova Holanda. As atividades estão acontecendo até quinta-feira em cada pólo respectivamente São 300 crianças aprendendo mais sobre o folclore do nosso país.
Segundo a instrutora Andressa Salemi Pinheiro, agente do Pró Vida Cidadã no Parque Aeroporto, o objetivo das comemorações é mostrar o que é cultura popular. “Lendas e mitos do município de Macaé são enfocadas com especialidade”, afirma, lembrando que as lenda de Sant’Anna e a história de Mota Coqueiro são exemplos disso.
Vestes, comidas típicas, artesanato, além de costumes das regiões do Brasil são trabalhados e mostrados às crianças, juntamente com conhecimentos do povo, saberes populares, tradições e crenças expressas em provérbios, contos e canções.
Pró-Vida Cidadã
O Projeto Pró-Vida Cidadã tem o objetivo de evitar que 300 crianças, com idades entre 07 e 13 anos e 11 meses, de famílias em situação de vulnerabilidade social, fiquem nas ruas sujeitas às dificuldades e aos perigos como o envolvimento com mazelas da sociedade.
O presidente da FAS, Fernando Horta – que administra o projeto nos bairros de Botafogo, Nova Holanda e Parque Aeroporto – disse que a importância da valorização do folclore é que se promove resgate das culturas nacional, regional e municipal. “Além disso, se fortalece a consciência da necessidade de preservação destes laços culturais, verdadeiros instrumentos no combate às más influências, como a criminalidade e outras”, observa.
Nos trabalhos desenvolvidos para crianças e adolescentes nos pólos, onde funcionam, inclusive, quadras para futebol de salão e outros esportes, há atividades lúdicas e recreativas, que acontecem durante o ano letivo. Nas atividades – educação física, música, artes, teatro, capoeira e reforço escolar em português, matemática, leitura, higiene e saúde e ética e cidadania – existe fundamentação teórica para formar cidadãos conscientes.
As crianças estudam em suas escolas em um período do dia e no outro participam de diversas ações nos pólos.Segundo a coordenação pedagógica dos projetos Pró-Vida Cidadã, as atividades têm metas de levar conhecimento às crianças, através de trabalhos sócio-educativos. O projeto também visa disseminar nos meninos e meninas valores que lhes dêem base, formando-os cidadãos críticos e pensantes para atuarem na sociedade, com identidade cultural.
Nos três pólos, acontece a atuação de equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas para prestar auxílio às crianças e suas famílias. As profissionais fazem um trabalho psicossocial, envolvendo também as mães. Como conseqüência as profissionais visitam as casas, acompanhando o desenvolvimento social, cultural, psicológico, familiar e esportivo das crianças e adolescentes.