Projeto Professor Investigador aborda educação patrimonial

01/07/2016 19:34:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Rogério Peccioli

Educação Patrimonial é trabalhada para preservar a cultura e a história

Em palestra para cerca de 40 professores, durante o projeto Professor Investigador, realizado na tarde desta sexta-feira (1º), o professor João Bosco de Paula Bon Cardoso, da Unirio/Cantagalo, disseminou conteúdos sobre a Educação Patrimonial desenvolvida naquela cidade. Ele referiu-se ao Projeto Passeio Pela História, seus objetivos e sua metodologia.

A ação consiste na efetuação de roteiro histórico, que apresenta informações sobre logradouros públicos, praças e edificações antigas, em locais de maior intensidade histórica. "Busquei inspirar profissionais de ensino, oferecendo-lhes que absorvam conteúdos sobre a história local e regional, em sintonia com o patrimônio cultural e a memória da comunidade", disse.

Participando do evento, a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim, afirmou que as colocações do professor João Bosco estimulam a história no processo de memória da cidade. "Observamos a necessidade desse hábito nas instituições de ensino, espalhando os valores em prol da valorização dessa ação cultural", pontua.

- O professor João Bosco citou o exemplo do encontro de gerações, entre jovens e idosos, numa troca de experiências de pessoas que vale o registro - conclui.