Projeto 'Que Mato é Esse' celebra seis anos de atuação

26/05/2022 10:43:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Bruno Campos

Uma programação com bolo e parabéns movimentou a Escola Sentrinho

O prazer de plantar a semente, ver seu crescimento e poder colher o resultado desse trabalho pode transformar vidas. Essa tem sido uma realidade para os assistidos pelo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), no projeto "Que Mato é Esse",que celebra seis anos de existência e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde. E para marcar a data, teve comemoração com direito à bolo, parabéns e colheita de hortaliças na Escola Sentrinho, um dospontos atendidos pelo projeto.

Após o período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, essa é a segunda colheita feita pelos jovens nos canteiros montados no Sentrinho, no CRIAAD e na ESF de Campo do Oeste, onde o projeto começou.

Jaques Cavalcanti, que há 26 anos atua com esses adolescentes no Degase, conta que mais de 100 adolescentes já passaram pelo projeto. "Além do aniversário, essa é uma celebração também por estarmos retomando a vida ao novo normal, com a pandemia. Já estamos na segunda safra. O trabalho é uma forma de ajudar a sociedade a ver esses meninos de uma outra maneira. Atualmente, temos quatro jovens e cada um fica por três meses", explica.

Alyson, que já completou 18 anos, é um desses jovens. Esse foi o primeiro contato dele com a horta. "Eu nunca tinha mexido com isso antes. É muito bom saber que podemos ajudar a quem precisa", comenta o jovem, que fez questão de pedir a Jaques para tirar uma foto de sua primeira safra e enviar à sua mãe.

São histórias como a de Alyson que estimulam a continuação do projeto. "O objetivo é mexer com esses jovens de dentro para fora. É uma terapia para eles também, ocupa o tempo, ensina a desenvolver responsabilidade, autonomia", acrescenta o coordenador.

Que mato é esse - O projeto nasceu com o objetivo de integrar os adolescentes com o contato com a terra, com o cultivo do que é bom e saudável. A cada plantio, são utilizadas mil mudas de hortaliças diversas. Após as colheitas, elas são doadas a pacientes acamados da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ao Centrinho, à Apae e ao Recanto dos Idosos. Também são consumidas pelos participantes, cumprindo as etapas: plantio, cuidado, colheita e alimentação.


Fotos Relacionadas