Projeto “Que mato é esse?” chega ao Lagomar

10/04/2024 17:30:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Plantio na EMEI Professora Ana Cristina foi realizado nesta quarta-feira (10)

Dedicado ao cultivo de hortaliças e vegetais como prática integrativa, social e educacional, o projeto "Que mato é esse?" ganhou mais um espaço para atuação. A partir desta quarta-feira (10), a iniciativa passa a fazer parte do dia a dia dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ana Cristina Ferreira Azarany, no Lagomar, ampliando para sete o número de locais onde o plantio é realizado.

O canteiro montado na escola recebeu mudas de diferentes espécies como alface, rúcula, coentro e beterraba. O coordenador do projeto, Jaques Cavalcanti, assistente social da Secretaria de Saúde, falou da satisfação em levar o trabalho para o espaço que conta com 400 alunos matriculados.

"Que mato é esse?" usa as atividades do cultivo e cuidado para com seres vivos, no caso as plantinhas, expandindo, pedagogicamente, o conceito desses valores de forma coletiva e solidária”, avalia Jaques, responsável pela criação do projeto há cerca de oito anos.

Jacques explica ainda que o plantio acontece neste período do ano em razão da menor incidência de calor e que a colheita deve acontecer dentro de três a quatro meses.

Para a direção da unidade, se tornar um polo do projeto é motivo de comemoração. "A horta na Educação Infantil é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento das crianças. Ela proporciona aprendizado prático sobre a importância da natureza, promove a consciência ambiental, estimula hábitos saudáveis e ensina sobre o ciclo de vida das plantas. E a parceria com o ‘Que mato é esse’ oportunizou ações de educação, compromisso social, consciência ambiental, alimentação saudável, novos hábitos de saúde e muitas outras questões positivas na nossa escola", ressaltou a diretora Sabrina Gaberlini.

Além da escola no Lagomar, participam do projeto os seguintes locais: Sentrinho; Casa do Idoso; Recanto dos Idosos; Lar de Maria; ESF Imbetiba e EMEI Creche Morro de São Jorge.


Fotos Relacionadas