Projeto Renda Mulher também é sucesso entre a garotada

10/02/2006 14:40:20 - Jornalista: Genimarata Oliveira

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em Macaé, completou um ano de atuação em prol da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Na busca desta eqüidade de gêneros foram implantados diversos programas, entre eles o Projeto Renda Mulher com cursos de artesanato.

Um fato que vem chamando a atenção da equipe da coordenação é que, a maioria da alunas leva seus filhos para o curso e alguns mostraram aptidão para as artes manuais e já estão lucrando com a venda dos objetos. Um exemplo é o estudante, Lourent Ferreira, de 07 anos que está confeccionando bijuterias. “Com o dinheiro das vendas das bijuterias comprei a sandália do “Seninha” que vem com relógio”, falou o menino com entusiasmo.

A mãe de Lourent, a dona de casa Marilza - que fez o curso de bordados em sandálias e agora faz vagonite - diz que não está dando conta das encomendas. “Minha vida foi transformada, não só em termos financeiros, mas também espiritual. Hoje me sinto produtiva e com a auto-estima sempre elevada”, declarou Marilza, acrescentando ainda que suas sandálias, ultrapassaram as barreiras do município, e estão sendo levadas para São Paulo e Rio de Janeiro.

A coordenadora dos Direitos da Mulher, a médica Vânia Deveza, lembra que além do atendimento jurídico, de serviço social e psicológico, a instituição vem implementando mecanismos para redução e eliminação da violência, visando à busca da auto-estima e a inclusão social da mulher vítima de violência.