logo

Projeto Sem Fronteiras amplia atendimento

03/07/2006 15:17:05 - Jornalista: Marilene Carvalho

A grande procura de jovens por preparação para o mercado de trabalho levou a secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre) a ampliar o atendimento do Projeto Sem Fronteiras. O número de vagas aumentará este mês de 80 para 180 participantes. Além de cursos de qualificação profissional, os jovens assistidos através do projeto recebem acompanhamento pedagógico e social.

O Projeto Sem Fronteiras foi apresentado aos novos participantes durante palestra realizada quarta-feira (28/06) no auditório da Incubadora de Cooperativas. “Para a convocação dos novos integrantes aproveitamos os nomes que estavam na lista de espera”, esclareceu a coordenadora do projeto, Euzinéia Santuche. A apresentação do Sem Fronteiras foi assistida por 72 jovens. Alguns deles foram obter informações sobre o Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE), lançado na sexta-feira (30).

O Sem Fronteiras prepara jovens de 16 a 24 anos para inserir no mercado de trabalho. A metodologia do projeto é voltada para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. A operacionalização do programa inclui o cadastro das empresas interessadas em ofertar vagas de trabalho, além de dispor de um agente da Central de Atendimento ao Trabalhador (Caet) para fazer a captação direta de vagas.

São parceiras do Sem Fronteiras instituições públicas que desenvolvem trabalhos de assistência e qualificação profissional, instituições privadas, Organizações Não-Governamentais (Ongs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). Empresas como Jevin, Aggreki, Serviços Marítimos Continental, GEPS, CECAP, Ong Viva Rio e IMMT são algumas parceiras do projeto.