logo

Projeto Sessão Universitária tem grande participação de estudantes

02/05/2008 15:30:16 - Jornalista: Grazielle de Marco

Discutir tema de interesse dos estudantes, a partir da apresentação de filmes escolhidos por sua relação com a temática pretendida. Este é o objetivo do projeto Sessão Universitária, que teve dia 30, quarta-feira, sua primeira edição, com o filme “Notícias de uma guerra particular”, documentário sobre a violência no Rio de Janeiro. A apresentação e os debates foram realizados na sala dos professores da Cidade Universitária, e o mediador foi o psiquiatra, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joelson Tavares.

O filme aborda a opinião dos diversos atores sociais, que são afetados pelo tráfico, como a comunidade que vive nos locais onde ocorre o varejo das drogas: alguns traficantes, agentes do BOPE, um delegado, entre outros. Através dessas falas, a fita promove uma reflexão sobre a violência, o modelo de repressão adotado pelo governo, entre outros.

Durante o debate, Joelson falou sobre a violência de forma estrutural, pensando não apenas nas formas de coibi-la, mas também identificando a raiz do problema. “Ao pensar em violência, devemos sempre tentar identificar o que leva um indivíduo a praticar um ato que irá ferir o outro e, ao fazê-lo, é difícil não relacionar este problema à exclusão social. E, para acabar com este processo de exclusão, precisamos de políticas afirmativas”, ressaltou. Ele lembrou dos processos históricos de formação do país e ressaltou que há necessidade de, em primeiro lugar, admitir que existem indivíduos diferentes dos padrões convencionais, que têm direito a seu lugar na sociedade.

De acordo com Leonardo Schwab, assessor da Fundação Educacioal de Macaé (Funemac) e organizador do evento, a idéia é promover discussões de cunho social entre os estudantes, para criar um cultura universitária de questionamento e busca de soluções.

- Temos preparada uma programação até o dia 2 de julho, enquanto faremos apresentação de filmes relacionados á temática “Violência e Exclusão Social. A idéia é que, após esse período, o projeto continue com outras temáticas, adiantou o assessor.

Segundo Joelson, o próximo filme a ser exibido "Ônibus 174", no dia 14 de maio, às 15h, no mesmo local. o debate será com a mediadora Ruth Escudeiro, prefessora, psicóloga e mestre em Psicologia Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).