logo

Projeto vai reflorestar Pontal e produzir Atlas

24/10/2014 15:30:00 - Jornalista: Assessoria agenda 21

O Rio Macaé foi tema de palestras e debates durante a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Macaé, com a apresentação, por parte do estande da Agenda 21, do “Macaé Rio Sustentável”. O projeto é patrocinado pela Petrobras, realizado pelo Instituto de Planejamento Urbano e Ambiental (IPGA) e apoiado pela Prefeitura através das Secretarias de Ambiente e Educação.

O projeto prevê o reflorestamento do Pontal e a produção de um atlas geográfico sobre a bacia do rio Macaé, além da capacitação dos professores da rede municipal para uso do atlas em sala de aula, por meio de duas palestras realizadas no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo, antigo Hotel Ouro Negro) e na Escola Paulo Freire, no Lagomar. No Cealo a palestra foi direcionada para os participantes do programa Jovem Aprendiz; e no Lagomar, para os professores da escola e alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o coordenador técnico do projeto, João Bandeira de Freitas, o projeto Macaé Rio Sustentável está em sua terceira etapa, sendo que nas anteriores foram recuperados 17 hectares de mata ciliar do rio Macaé através do plantio de cerca de 50 mil mudas produzidas pelo próprio projeto. Está sendo elaborado um minucioso diagnóstico da bacia do rio Macaé, da sua nascente à foz, e que subsidiará o conteúdo do Atlas que está sendo produzido.

- Nesta terceira etapa focamos o reflorestamento do Pontal, permitindo sua revitalização e reordenamento por parte do Poder Público; e a produção de um atlas escolar sobre a bacia hidrográfica do rio Macaé para uso em sala de aula, compartilhando todo o conhecimento levantado nas pesquisas realizadas com professores e alunos do município -, disse Bandeira.

O subsecretário de Ambiente, Fernando Horta, destaca a importância do projeto para a cidade. “Daremos o suporte necessário e para a articulação com outros órgãos da esfera municipal”, destacou.



Palestras

O Geógrafo Flávio Brasil, que veio a Macaé especialmente para proferir as palestras sobre o diagnóstico da bacia do rio Macaé, realizado por ele e mais 10 especialistas de diversas áreas, encontrou um público atento às novas informações levantadas pelos estudos.

Além de compartilhar estas informações, Flávio explicou o conceito de bacia hidrográfica, e o “funcionamento” normal de um rio, mostrando os problemas do rio Macaé, suas causas e consequências, de forma ilustrada e linguagem simples.

Participaram das duas palestras cerca de 200 pessoas, entre professores e estudantes. O estudo completo sobre o rio Macaé e outras informações sobre o projeto podem ser acessados através do site: www.macaeriosustentavel.com.br.