A Secretaria Executiva de Defesa Civil, em parceira com a secretaria Especial de Educação, formou na tarde desta sexta-feira (17), mais 36 jovens do projeto “Agente Mirim”, na Escola Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto. Os novos formados realizaram uma simulação de combate a incêndio e primeiros socorros. Os alunos receberam o certificado de conclusão do projeto que estimula a conscientização de direitos e deveres dos cidadãos.
O projeto “Agente Mirim” começou em 2006, na Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, com 40 alunos. A segunda turma, realizada no Ciep Oscar Cordeiro contou também com 40 voluntários. Com a formatura da terceira turma, o curso totaliza o número de 116 voluntários mirins.
Os cursos ensinam noções de Defesa Civil, Primeiro Socorros, Combate a Incêndio, Preservação Ambiental, Educação no Trânsito, entre outros. As aulas acontecem três vezes na semana durante um mês, em horários opostos à escola. Se um aluno voluntário estuda no turno da manhã, ele participa do curso à tarde.
Para Bruno Mussi, coordenador do projeto e Eric Schueler, secretário Executivo da Defesa Civil, o “Agente Mirim” traz benefícios para a comunidade, na formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes.
– A importância de um projeto como o “Agente Mirim” é a aprendizagem adquirida por esses jovens. Com os ensinamentos adquiridos durante o curso, a certeza de que pessoas mais atuantes estarão presentes na sociedade – disse Bruno Mussi.
Diretor da Escola Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Nilton Cardoso, também acredita que o Projeto enriquece a formação dos alunos voluntários.
– O interessante é que a iniciativa partiu dos alunos, despertando neles o espírito do voluntariado. A sociedade precisa de cidadãos mais conscientes e preparados – afirmou o diretor.
Voluntária do projeto “Agente Mirim”, Tamara Lamoglia, 14 anos, gostou de ter participado do curso.
– Aprendemos muita coisa durante esse mês de curso. O importante agora é passar o conhecimento adiante – contou a jovem.