Estimular o conhecimento e aguçar a curiosidade. Com esta tônica, os alunos do Projeto “Educomunicação”, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), visitaram na manhã desta quinta-feira (04), o jornal O Debate, com o objetivo de unir a educação com a comunicação.
O projeto Educomunicação tem o desafio de criar uma rádio, um jornal e montar um documentário sobre o bairro da Fronteira, tudo isto na própria sede do Peti. As crianças e os jovens que participam do projeto estão visitando os veículos de comunicação da cidade para consolidarem conhecimentos práticos das atividades. A rádio 101 FM foi visitada no mês passado.
Segundo o coordenador pedagógico do Peti, Douglas Fontes, a visita ao jornal tem o propósito de possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer como é feito o trabalho dos jornalistas, editores, fotógrafos, diagramadores, dentre outros, para que possam reproduzir no Peti o que aprenderam vivenciando a prática dos profissionais. “Nossa intenção é torná-los cidadãos críticos. Que seus horizontes sejam ampliados”, pontuou Douglas.
A jornalista e editora do Caderno de Cultura, Isis Maria Borges, mostrou aos alunos do Peti o funcionamento da redação do jornal, desde a definição da pauta, apuração da matéria, diagramação, até o fechamento. Ela disse que esta iniciativa é fundamental para a educação da criança e do jovem. “Uma boa comunicação é importante para o desenvolvimento profissional do adulto de amanhã”, afirmou Isis.
O Projeto “Educomunicação” é inovador e realizado pela secretaria municipal Executiva da Infância e Juventude, vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano. O projeto começou no início de setembro e seu término será no final de outubro.
A aluna da Escola Municipal Neuza Goulart Brizola, Ana Israele da Silva Saraiva Matos, 8 anos, moradora da Fronteira, disse estar encantada com a máquina de impressão. “Nossa! Como esta máquina tão grande pode gerar tantos jornais?”, exclamou empolgada. Já a estudante da Escola Municipalizada Caetano Dias, Brenda dos Santos Veríssimo, disse que adorou visitar a redação do jornal. “Achei muito legal conhecer o trabalho dos repórteres. Estou até pensando em ser jornalista”, finalizou.
O Peti, atualmente, atende 90 crianças entre 07 e 14 anos dos bairros Fronteira e Nova Holanda.