Entendendo que a agricultura é um dos setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do município, a prefeitura de Macaé e a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) realizam o “Patrulha Mecanizada”. O projeto oferece condições de plantio ao produtor rural com equipamentos agrícolas, orientação técnica e, em alguns casos, insumos. Uma parcela da colheita será revertida para instituições de apoio social da região.
Organizadores do projeto estiveram no final de semana, no Trapiche, onde visitaram a lavoura de dez hectares. Estima-se que a colheita atingiu a 100 toneladas de abóbora. O produtor rural Gezildo Areias destacou os benefícios do “Patrulha Mecanizada”.
– Foi uma iniciativa grandiosa para uma região que carecia de um projeto como o “Patrulha Mecanizada”. Com o apoio que estamos recebendo, a nossa idéia é dar continuidade a essa parceria – afirmou Areias.
Atendendo entre pequenos e médios produtores, atualmente a Agrape auxilia 250 famílias, com atividades no preparo da terra para plantio de feijão, milho, inhame, aipim e abóbora. A presidente da Agrape, Mariana Machado, acredita no crescimento do “Patrulha Mecanizada”.
– A intenção é que a produção seja cada vez maior, atendendo o maior número de produtores rurais que tenham intuito de fortalecer essa parceria. Nosso papel é oferecer condição de trabalho a essas pessoas – disse Mariana Machado.
A secretária destacou o cunho social da parceria, onde a Agrape em acordo com o produtor, fará a doação de um percentual da colheita para entidades filantrópicas do município. Lar São Francisco, Casa do Idoso, Flor do Amanhã e Casa do Caminho são algumas das instituições que receberão os alimentos.