Foto: Moisés Bruno
Estimular os estudantes da rede municipal de ensino sobre a conscientização ambiental. Este é um dos objetivos dos projetos ambientais que serão reforçados nas escolas municipais. Para isso, a prefeitura realiza visitas técnicas nas escolas da área central e Serra. Entre as unidades municipais visitadas nos próximos dias estão o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, Claúdio Moacyr de Azevedo, Zelita Rocha, Educação Infantil Maria Cecília Tourinho Furtado, Aterrado do Imburo, Sandra Araújo de Oliveira Franco e Ancyra Gonçalves Pimentel. A equipe de Educação Ambiental da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Meio Ambiente coordena os trabalhos.
Com isso, o Governo Municipal define quais unidades estão com propostas de ampliação dos projetos ambientais e também aquelas que apresentam viabilidade de projetos como arborização e coleta seletiva. A proposta é ampliar o número de escolas municipais que desenvolvam projetos ambientais para melhor atender aos alunos das modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Governo Municipal segue a proposta do Ministério da Educação (MEC), que visa potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais. O município se volta para práticas ambientais nas unidades de ensino, além de sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies da natureza, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado aos impactos que ocorrem com os recursos naturais e várias espécies.
Entre os projetos que atraem o interesse dos dirigentes das escolas estão a criação e reforço das hortas escolares, espaços em que os legumes e verduras devem ser doados para pais ou responsáveis, além da comunidade que vive nas adjacências das unidades. De acordo com a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, os temperos provenientes das hortas podem ser utilizados na merenda escolar.
Horta- O projeto Horta na Escola tem como objetivo contribuir para conscientização sobre a importância da melhoria das condições ambientais e a criação e utilização de um novo espaço, que possa contribuir com atividades que integrem a saúde e o ambiente através de propostas interdisciplinares. Para melhor cuidar da horta, a previsão é que semanalmente os estudantes sejam acompanhados pelos professores de sala de aula, que vão aproveitar o espaço para aulas de Ciências. A intenção é que as hortas também sirvam para espaços direcionados a mini-palestras quanto a temas como “Importância do Meio Ambiente” e “Alimentação Saudável”.
Outro projeto que deverá ser intensificado e implementado nas escolas municipais é o de arborização. A previsão é que o plantio de mudas de espécies frutíferas e exóticas envolvam estudantes de todas as modalidades de ensino em parceria com a secretaria de Limpeza Pública. Outro projeto que também deve ser reforçado é o de "Coleta Seletiva de Lixo", que visa motivar os estudantes quanto à importância da separação dos materiais, transformação e destinação final do lixo.