logo

Projetos ambientais visam o desenvolvimento sustentável do município

17/08/2007 16:46:13 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria Executiva de Ambiente junto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável vêm realizando diversas ações com o objetivo principal de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o cidadão macaense. A gestão do prefeito Riverton Mussi orienta a implementação de projetos para a preservação ambiental.

Entre eles, estão em desenvolvimento: o Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres (Cerras); Programas de Revitalização dos Manguezais; Educação Ambiental – Conhecer para Preservar; Reflorestar; Monitores Ambientais; Projeto Mosaico Serrano do Médio Macaé; Curso de Capacitação dos professores da rede municipal de ensino no Parque Atalaia e Projeto Corredores Ecológicos.

No entanto, de acordo com o secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, a secretaria deverá focar outros projetos, que na visão dele, são importantes para o desenvolvimento sustentável do município: "Queremos implementar o projeto de combate às pragas urbanas, principalmente dos caramujos africanos e abelhas, projetos na área de energias alternativas, e projetos que nos credenciem a buscarmos créditos de carbono”, disse Emery.

Outra importante ação prevista será o projeto Biodiesel que vai utilizar o óleo vegetal saturado, (óleo de cozinha). “O produto jogado na pia da cozinha forma uma crosta de gordura que entope a rede pluvial e de esgoto da cidade. A intenção é coletar este resíduo e transformá-lo em biodiesel para abastecer a frota da prefeitura, reduzindo assim a emissão de gases na atmosfera. “Assim, vamos causar menos impacto nas redes de esgoto e pluviais e também minimizar o custo de operação das estações de tratamento”, explicou.

O secretário destaca ainda a instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) temporária no Mutum para atender aos bairros Mirante da Lagoa, Fazenda Guanabara, Mutum e São Marcos. Ela será temporária porque futuramente todo o esgoto do entorno da lagoa será tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa em fase de licenciamento.

A recuperação da mata ciliar no canal de Imboassica, Novo Cavaleiros e do Mutum, também é um dos projetos que será implementado pela secretaria Executiva de Meio Ambiente e visa minimizar o processo de assoreamento da lagoa. Ainda para o fortalecimento desse manancial será iniciado um trabalho de remoção do excesso de taboas.

– Assim que terminarmos os estudos de impactos ambientais vamos retirar o taboal, principalmente dentro do bairro Mirante da Lagoa. Ele está avançando para o meio da lagoa e estreitando a faixa de água o que dificulta a movimentação natural da água – , explica.

Emery ressaltou também que a secretaria de Meio Ambiente está preocupada com o aumento do número de denúncias dos contribuintes e do Ministério Público por conta da poluição sonora no Município, principalmente as emitidas por entidades que realizam eventos e carros de som que circulam constantemente pela cidade. Para combater isso, será implementado um projeto de Educação Sonora que visa realizar um trabalho de conscientização.

– Nós priorizaremos a educação ambiental e a prevenção, promoveremos reuniões com associações, entidades e motoristas dos carros de som afim de informá-los dos danos ao ambiente, dos limites de decibéis permitidos e do rigor da legislação. O prefeito Riverton Mussi é sensível e entusiasta da implementação desses projetos. Isso representará a recuperação do patrimônio ambiental macaense e uma melhor qualidade de vida para a população – destacou Emery.