logo

Projetos asseguram bem estar a quase cinco mil idosos

20/12/2011 14:48:43 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura promove diversas atividades para a terceira idade através da Subsecretaria do Idoso

Assegurar direitos à liberdade, ao respeito e à dignidade dos idosos de Macaé, bem como a faculdade de ir e vir e de estar em vias públicas e espaços comunitários. Esta tem sido a tônica da Subsecretaria do Idoso, nos últimos 12 meses, através dos projetos que vem sendo executados para 4.804 idosos. Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, o órgão conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, advogados, psicólogas e fonoaudiólogas para defender, proteger e assistir aos idosos do município.

A subsecretária e psicóloga Cátia Crespo disse que ao chegar ao final do ano a retrospectiva aponta diversas ações que objetivaram debater e rever questões relativas ao idoso e citou a Conferência Regional do Idoso, o III Fórum municipal sobre políticas públicas para o Idoso e a comemoração sobre o Dia do Idoso como exemplo.

Além desenvolver diversos projetos e campanhas de valorização, divulgação e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa, centenas de atendimentos psicológicos, de assistência social e jurídicos tem sido feitos. Nas questões jurídicas, a população idosa tem sido beneficiada com encaminhamentos de direito processual em diversas áreas, beneficio previdenciário, maus tratos e orientação familiar (uma ação constante realizada pela equipe). No setor jurídico, somente neste ano foram feitos cerca de 500 atendimentos, o serviço social 3.418 e as consultas de fonoaudiólogo e psicológicas somaram 644.

- Quando detectamos algum problema os envolvidos são chamados para que se possa orientar acerca do cumprimento do Estatuto do Idoso, sobre as obrigações dos familiares para com seus pais, irmãos e afins em busca de um consenso e, principalmente, para que haja acordos, onde o idoso seja protegido e beneficiado – ressaltou Catia.

Plantão – O plantão é um atendimento diário de apuração das denúncias que chegam à subsecretaria, através de telefonemas ou pessoalmente, sobre situações de violência contra a pessoa idosa. Após apuradas as denúncias, imediatamente é organizada uma comissão para a visita domiciliar a fim de averiguação. Geralmente os maus tratos aos idosos são: negligencia e abandono, uso indevido do dinheiro e dos bens e torturas psicológicas.

- A prefeitura disponibilizou a subsecretaria do Idoso para funcionar como um instrumento em que a população idosa de Macaé dispõe para denunciar maus tratos, negligência, abandono e qualquer forma de violência. Sempre que a pessoa idosa sentir os seus direitos violados podem recorrer a subsecretaria, ao Conselho do Idoso e, até mesmo, ao Ministério Público - frisou.

Bem estar físico e social - Fazer valer os direitos e buscar o bem estar físico e social da pessoa idosa do município de Macaé, foi uma constante. A prefeitura não deixou faltar os implementos necessários ao conforto de quem precisou. Por isso, o projeto de assistência ao idoso acamado e de menor poder aquisitivo foi desenvolvido com visitas domiciliares e cessão de materiais. “Somente neste ano foram cedidos 41 cadeiras de rodas e higiênicas, três muletas, 10 andadores, 17 colchões d’água e 4.508 fraldas geriátricas”.

Lançamento de impresso - Uma ação inovadora na política do idoso foi a Cartilha Infantil, lançada no mês de setembro, que fala do Estatuto do Idoso de forma lúdica para ensinar às crianças as normas do regimento. “Divulgamos a cartilha durante a semana do idoso e nas palestras que fazemos nas escolas municipais para instruir e conscientizar as crianças sobre como respeitar, tratar e zelar pela dignidade dos idosos e também para conhecerem os direitos dos idosos estabelecidos em leis. Após as palestras pedimos aos estudantes que fizessem redações acerca do assunto e instituímos premiação”, explicou Cátia Crespo.

Parcerias - A subsecretaria trabalha em parceria com todos os órgãos da atual administração e em especial com o Ministério Público atendendo e encaminhando os casos que devem ser apurados e quando a intervenção não depende da equipe multidisciplinar.

- Temos proporcionado atividades físicas, laborativas, produtivas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Os idosos assistidos são capacitados através das oficinas de memória, artesanato, culinária e ornamentação – destacou a subsecretária.