Representantes da classe artística de Macaé estiveram presentes nesta sexta-feira (25), no Teatro do Sindipetro-NF para a primeira edição do Ação Macaé Cultural. Durante o evento os 15 projetos culturais aprovados pelo processo seletivo para patrocínio cultural pela Fundação Macaé de Cultura este ano receberam troféus e os 69 inscritos foram congratulados com certificados de participação.
Os projetos classificados foram: Mestre Fantoche Escola, de Raul Firmino Caldas Lavor; Oficina Memória da Cultura Macaense, de Instituto de Difusão e Resgate das Culturas Populares; Tributo a Roberto Ribeiro – Todo menino é um rei, de Liette de Souza Maciel; Meninos que não criam permanecem no CRIAM, de Paulo Emílio Machado de Azevedo; Rio Macaé Exposição Fotográfica, de Desiderata MM Batalha Produções e Edições Ltda; Macaé em Cordel, de Aldo César Frota Vasconcelos; Festival Cabala de Esquetes, de Elielson Corrêa Barros; Tico-Tico, de Neide Santos Brito; Drummond – Poesia de Uma vida Inteira, de Ilcimar Abreu dos Santos; “Macaé canta... Seresta”, de Francisco Carlos do Amaral; Contra o Tempo – Cazuza Poetizou!, de Nadege Ferreira Rodrigues Jardim; A Volta do Prometido, de José Maria Rodrigues Monteiro; Dançando com Luzes, de Núcleo de Dança Portadores da Alegria; Show de Cavaquinho, de Catalunya em Missão e Macaé Summer Instrumental, de Marcelo Wagner Ambrósio. A maioria dos projetos selecionados é de produtores de Macaé.
Para o chefe de Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, professor Adair Rocha, o edital lançado ano passado pela Fundação é parte do processo de democratização pelo qual a gestão cultural está passando no país.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, agradeceu a classe artística macaense, que segundo ela, demonstrou confiança no trabalho desenvolvido pela FMC quando participou com seus projetos da seleção. “Este edital veio a fortalecer as políticas públicas culturais de nosso município e sela um compromisso entre a Fundação, produtores culturais e a comunidade”, disse.
O secretário especial interino de Cultura, Esporte e Turismo, Ricardo Meireles, parabenizou a presidente pelo projeto Ação Macaé Cultural. “O município tinha necessidade desta ação que hoje se concretiza”, destacou.
Durante o evento, a especialista em Concepção e Realização de Projetos Culturais pela Université Lyon2 / ARSEC, da França, e consultora do Ministério da Cultura / Sefic / Funarte, de Análise técnica de projetos para a Lei Rouanet e Mecenato, Clarice Magalhães, ministrou palestra sobre elaboração de projetos culturais. Ela considerou que iniciativas como o Ação Macaé Cultural são instrumentos para o fortalecimento da identidade cultural de cada município.
Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por cinco especialistas de outros municípios. Eles abrangem diversas vertentes culturais e alguns deles poderão ser levados aos distritos. A Fundação Macaé de Cultura acompanhará a execução dos projetos patrocinados em todas as suas etapas.
Integraram a mesa: Ricardo Meirelles, Conceição de Maria e o diretor de Cultura do Sindipetro-NF, Wilson Reis. Os jurados presentes participaram da entrega dos troféus: o ator Daniel Barcelos Jaimovich, a presidente da Associação Cultural de Casimiro de Abreu e diretora de integração da Comissão Estadual de Gestores Públicos de Cultura do estado do Rio de Janeiro, Sônia Cardoso e a subsecretária de Cultura de São Gonçalo, diretora e fundadora da Comissão Estadual dos Gestores públicos de Cultura de Rio de Janeiro- Comcultura/RJ e “atriz bonequeira”, Cleise Campos. Também esteve presente a ouvidora do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Ana Lúcia Pardo, entre outras autoridades.