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Projetos das salas de leitura colaboram com a aprendizagem

11/08/2011 13:37:11 - Jornalista: Andréa Lisboa

A formação continuada de docentes, oferecida pela Secretaria de Educação aos professores que atuam nas salas de leitura, tem mostrado seus resultados nos projetos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de Educação. As atividades envolvem alunos de todos os segmentos, incluindo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os com necessidades educacionais especiais. Eles contribuem para a formação de leitores, para a autoestima dos alunos e melhoram a aprendizagem.

O Programa de Leitura da Secretaria de Educação, que tem como uma de suas atribuições a coordenação das sessenta e duas salas de leituras instaladas nas escolas municipais, também é responsável pela formação continuada e orientação para o trabalho dos cento e cinco professores que atuam nesses espaços. Nas reuniões mensais do programa, na sede da Secretaria, os docentes trocam ideias e recebem informações que colaboram para a construção dos projetos de leitura das unidades de ensino.

Nesta quinta-feira (11), durante a formação continuada, um grupo de vinte e três professores assistiu ao filme de suspense de 1971, “Encurralados”. A sessão foi o ponto de partida para orientação aos trabalhos nas salas de leitura com gênero literatura de suspense. A coordenadora do projeto, Maria Georgina de Souza, considera que a resposta dos profissionais às propostas é bastante produtiva.

- Muitos projetos importantes estão sendo desenvolvidos, como o com literatura de cordel, que trabalha com contextos da comunidade escolar, no distrito do Frade. A sala de leitura estimula o aluno a se tornar leitor, pelo prazer de ler, mas também a ficar mais atento ao conhecimento. Isso fará diferença em sua formação escolar, explica.

Para a coordenadora, o Programa é importante não somente para o estudante, mas também para o profissional da educação. “Os professores que passam pela formação continuada tem um acréscimo não só profissional, mas também pessoal, pela troca de conhecimentos e pela discussão de valores que acontecem nos encontros”, acrescenta Georgina.

A professora Eliane Aparecida Oliveira, da Escola Municipal Jofre Forssard, no Centro, frequenta a formação desde o início deste ano. Ela atua na sala de leitura com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive com estudantes surdos e cegos desse segmento. Os mesmos recebem atenção de intérpretes e professores de Libras e Braile. Eliane considera que os encontros de formação na Secretaria fizeram diferença para a elaboração do projeto de leitura de sua escola.

No final do último semestre, a Escola Municipal Jofre Frossard lançou o projeto de um livro sobre os vinte anos da escola. Toda a pesquisa e produção foram feitas com a participação dos alunos. “A formação nos dá oportunidade de trocar ideias com os colegas. Tudo o que aprendemos melhora o nosso trabalho. Nosso último projeto foi maravilhoso e importante para a autoestima dos estudantes. A inclusão em nossa escola é de verdade”, diz a professora.

O Programa de Leitura deste ano é baseado no livro “Como trabalhar a biblioteca nas escolas”, entre outros títulos indicados pelo Governo Federal, através dos Programas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), que orientam sobre a apresentação desse acervo literário a crianças, jovens e adultos.