Projetos de emprego e renda contribuem para prêmio em desenvolvimento

16/12/2015 10:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Programa de Economia Solidária estimula geração de renda

Ações da prefeitura no setor de emprego e renda contribuíram para que Macaé conquistasse o quinto lugar no Estado do Rio de Janeiro do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado este mês com base em análise de dados de 2013.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), Alexandre Fernandes, o principal trabalho foi reformular e aperfeiçoar programas e serviços de atendimento à indústria e aos trabalhadores.

- Reforçamos o programa de qualificação do Cetep, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional, com inspiração na metodologia alemã Dual, que consiste em ampliar a ligação entre teoria e prática na área industrial e de serviços -, disse.

Segundo Alexandre, a empregabilidade dos alunos do Cetep aumentou e chegou, em alguns casos, a 90%. "Mudamos o conceito e passamos a trabalhar mais próximos à indústria, buscando atender às suas necessidades", afirmou Fernandes.

Sete mil certificados em mais de 50 cursos

O diretor-presidente da Agetrab informou, ainda, que desde 2013 aproximadamente sete mil pessoas foram certificadas em mais de 50 cursos oferecidos pelo Cetep. Ele destacou também o Programa de Economia Solidária voltada para a geração de renda.

Outro projeto implantado em 2013, no fim do ano, voltado à modernização, foi a Central do Trabalhador de Macaé (CTM) 2.0, que propicia o cadastramento do currículo e agendamento on-line para encaminhamento às vagas de emprego.

Segundo prêmio recebido no mês de dezembro

O Índice Firjan levou em consideração também investimentos em Saúde e Educação. Este é o segundo prêmio que Macaé recebe em dezembro. A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de transparência, ao lado de outros seis municípios do país, de acordo com levantamento feito pelo Ministério Público Federal.