Projeto”Volta pra Casa” ajuda a promover a reintegração social

31/10/2006 18:07:49 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Durante o mês de outubro 70 pessoas foram beneficiadas com o projeto “Volta pra Casa”, da secretaria de Assistência Social de Macaé (Semas). O projeto atende pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e não possuem condições financeiras para retornar para suas cidades de origem.

Antes da concessão da passagem, a pessoa passa por diagnóstico social feito através de uma entrevista com assistente social da Semas. “O principal objetivo é reintegrar a pessoa à sua família e devolver a ela a dignidade social”, pontua o secretário de Assistência Social de Macaé, Waldeci Brandão.

Segundo ele, muitas dessas pessoas vêm para Macaé a procura de uma oportunidade de trabalho. “São pessoas que estão despreparadas para o mercado de trabalho local”, avalia o secretário. Diante desse quadro, muitos optam por residir em casa de amigos, parentes ou nas próprias ruas da cidade.

A passagem não é entregue diretamente à pessoa. “A secretaria compra a passagem e embarca a pessoa no ônibus”, explica Brandão. Para que não haja duplicidade no atendimento, cada pessoa beneficiada é fotografada e cadastrada na Semas. “Nós procuramos atender todos os casos, mas há aqueles que demandam mais tempo, devido ao destino, que pode ser fora do Estado do Rio”, explica Brandão. Nesses casos, diz o secretário, a pessoa é encaminhada a um albergue e recebe um ticket para almoçar.

Balanço do atendimento social em outubro

Vitória – 15 passagens
Rio de Janeiro - 20 passagens
São Paulo -15 passagens
Minas Gerais -5 passagens
Campos -10 passagens
Itaperuna – 5 passagens