Como proposta interdisciplinar e o objetivo de contribuir para a prática da cidadania dos jovens de Macaé, foram prorrogadas as inscrições do Projovem Urbano, até o dia 30 no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Balneário Lagomar. Ao todo estão sendo oferecidas mais de 110 vagas. O programa é direcionado para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental em 18 meses e obter qualificação profissional na área de Administração.
Documentos - Para se cadastrar, o interessado deve apresentar os seguintes documentos; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e escolar. Caso não possua o comprovante de escolaridade, o aluno pode se candidatar mediante aprovação em um teste de pré-matrícula.
A rede municipal aderiu ao programa Nacional de Inclusão de Jovens também com a proposta de proporcionar a oportunidade do exercício de aprendizagem extra classe, consolidando as aprendizagens em sala de aula.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa está se consolidando por abrir um leque de oportunidades e conhecimento para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental e obter qualificação profissional.
Ao todo 56 vagas são destinadas ao Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, e 59 para a unidade municipal Balneário Lagomar. O projeto é desenvolvido pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A programação é independente à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
Entre as atividades do projeto também estão apoio técnico e financeiro para oferta e desenvolvimento do curso de qualificação, além de auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos. Satisfeita, a aluna Glícia Bonfim Santos, de 22 anos, contou que está adorando estudar Administração. “Não vejo a hora de concluir meus estudos e ter uma melhor vaga no mercado de trabalho”, falou.
Auxílio - Além de ter oportunidade de terminar o Ensino Fundamental, os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem, no mínimo, 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100.