Ampliar os conhecimentos quanto aos processos de alfabetizar e de letrar. Estas são as finalidades do curso de Formação Continuada Alfabetização em Linguagem, que prossegue com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (13). A programação, desenvolvida através de parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, será ministrada a partir do dia 7 de agosto. Ao todo estão sendo oferecidas 25 vagas e os interessados podem solicitar a ficha de inscrição através do endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. O curso vai se estender até o mês de dezembro, com 21 encontros.
A proposta do curso de Alfabetização em Linguagem é oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos-séries iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo assim para a qualidade do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa. Além disso, a intenção dos cursos é propor mecanismos que incentivem a reflexão e construção do conhecimento como processo contínuo:
- A intenção de cursos como estes é desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da linguagem diante do processo ensino-aprendizagem, ampliando os conhecimentos dos profissionais envolvidos com o processo educacional, principalmente na alfabetização. O conceito de letramento é bastante abrangente. E a partir das mudanças sociais e educacionais, são cada vez mais necessárias ações voltadas para os conhecimentos da leitura e da escrita – disse a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
Para intensificar ainda mais os mecanismos voltados para os cursos de capacitação, que estão sendo ministrados na secretaria de Educação, duas representantes do Ensino Fundamental participam até a próxima sexta-feira (6) de um curso específico de formação no Rio de Janeiro.
De acordo com a tutora responsável pelos cursos de Alfabetização em Linguagem e Pró-Letramento em Matemática, Vanessa David, a participação de Macaé nesta programação é de suma importância: “Durante encontros como estes, temos a possibilidade de compartilhar vivências e obter novos conhecimentos para multiplicar com outros profissionais da Educação”, destacou.
O próximo passo da Secretaria de Educação é iniciar o curso de Formação pela Escola “Programa Dinheiro Direito na Escola” (PDDE). Os interessados terão acesso à plataforma moodle, com orientações sobre estudos, a partir da próxima quarta-feira (10). A programação vai acontecer no laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), das 8h às 12h, nos dias 2, 10 e 20 de agosto.
De acordo com o tutor do “Formação pela Escola”, Orlando Henriques, o curso do PDDE deve atender a 25 profissionais da Educação, entre gestores, professores e conselheiros escolares. O módulo visa apresentar informações de como melhor aplicar a verba suplementar repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas da rede municipal. O fundo é responsável pela captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de programas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
O PDDE foi implementado em 2005 com o objetivo de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica. O programa abrange ações diversas, voltadas para a melhoria da infra-estrutura física e pedagógica das escolas, além do reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático.
Outras programações estão previstas pela equipe que coordena o “Formação pela Escola”. Entre os próximos dias 10 e 13 deste mês, três novos tutores que vão integrar a equipe participarão de uma formação específica no Rio de Janeiro. Eles também vão participar de outros encontros de capacitação, para que, a partir do mês de setembro, comecem a atuar como tutores da Secretaria de Educação.