Promoção Racial inicia ações com oficina para jovens

19/01/2016 09:58:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial da Fundação Macaé de Cultura prepara oficinas

A vice-presidência de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial (CPPIR) da Fundação Macaé de Cultura (FMC) inicia suas ações deste ano, com a oficina sobre Identidade e Relações Étnico-Raciais na Sociedade, que será realizada na sexta-feira (22) e segunda-feira (25) com os participantes do Centro Marista Jovem Montaigne de Macaé.

A parceria com a instituição, que mantém cursos profissionalizantes com jovens de 19 a 24 anos e que os encaminha ao Programa Petrobras Jovem Aprendiz, visa envolvê-los na temática das relações sociais e étnico-raciais. Uma das ações é propor debates que levem os participantes a reflexões sobre as condições sociais da maioria populacional no Brasil. "Além disso, há sempre uma roda de conversa sobre a eliminação do preconceito racial", disse a pedagoga Sandra Brandão, coordenadora do projeto, acrescentando que o convite partiu do CRA - Centro de Referência do Adolescente.

Outra ação de destaque da CPPIR é a integração com a coordenação Geral de Políticas sobre Drogas e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no curso de Redução de Danos. O plano foi apresentado pela coordenadora Cláudia Magaldi, nesta quarta-feira (13), na primeira reunião do Programa "Crack, é possível vencer".

Com a Semed, a vice-presidência de Promoção Racial irá manter a parceria no curso sobre Relações Étnico-Raciais e Educação, que está na sua 4ª edição este ano. As aulas serão quinzenais, sempre às quartas-feiras, a partir de março, nos horários de 8h às 12h e 13h às 17h.

Segundo Sandra Brandão, a ementa do curso já foi encaminhada para análise do setor de Formação Continuada da Semed e a divulgação oficial junto aos participantes, os educadores da Rede Municipal de Ensino, terá início em fevereiro e as aulas estão previstas para o dia 2 de março.

A Promoção Racial, que é coordenada pela pedagoga Zoraia Dias, irá desenvolver também neste ano os seguintes projetos: "Cabeça de Nego" e "Fala Jovem", "Ciranda de Papo e Memória", "Medalha Carucango" e "Oficina de Turbantes", entre outros.