Promoção Social cadastra famílias da Gleba Nossa Senhora da Ajuda

18/03/2005 15:50:12 - Jornalista:

As 202 famílias retiradas da área de invasão da Gleba Nossa Senhora da Ajuda em obediência a liminar concedida pelo Juiz Oscar Latucca, no dia 21 de janeiro, foram cadastradas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros). As famílias invadiram o terreno doado pela prefeitura para construção de casas populares para os comerciários

A maior parte das famílias é de outros estados e veio para Macaé em busca de oportunidade de empregos. Muitas vieram tentadas pelos noticiários que enaltecem a cidade como sendo um novo Eldorado. “Essas notícias não condizem com a realidade, pois a qualificação profissional é fundamental para que se consiga um trabalho. Muitas destas pessoas não possuem instrução, nem qualificação suficiente para ingressar no mercado de trabalho offshore”, explicou o secretário de Promoção Social, Waldeci Brandão.

Algumas famílias foram abrigadas pela Prefeitura na Casa do Caminho e outras preferiram ir para casa de parentes. De acordo com Brandão, cumprindo determinação do Prefeito Riverton Mussi, as famílias estão assistidas com cestas básicas e colchonetes até que a situação seja resolvida.

Na tarde de quinta feira, dia 17, o secretário se reuniu com o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (EMHUSA), José Cabral da Silveira, onde ficou decidido que serão construídas casas populares no município, não só para abrigar essas famílias, como para a população de baixa renda. O projeto ainda está em fase de estudos e não foi definida data para obras ou inscrições. “O projeto é abrangente, mas a prioridade será para as famílias que de fato, necessitam de habitação”, finalizou Brandão.