Foto: Jefferson Rezende
A ação foi promovida na manhã desta terça-feira (12)
Segundo o coordenador de Pronta Ação da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero Guimarães, a equipe conversou com a pessoa responsável pelos objetos e todo material será retirado. “Esta é uma questão de saúde pública, por conta da dengue e ambiental. Uma chuva forte pode levar todo esse material para o rio, que ficará preso aos pilares da ponte, causando obstrução e consequentemente, alagamento nas ruas e casas”, frisou acrescentando que este tipo de ação será intensificada em outros pontos da cidade.
Na ocasião, o gerente da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde, Luan Campos reforçou que além da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue zika e chikungunya, o acúmulo de materiais inservíveis e para reciclagem em local impróprio pode esconder outros tipos animais como ratos e escorpiões. “Um ato como este pode ser considerado um crime contra a saúde pública, e pode proporcionar a proliferação de vetores que vão levar a população ao adoecimento, sobretudo, de arboviroses como dengue. Vale ressaltar que Córrego do Ouro está entre as cinco áreas da cidade com maior número de casos positivos de dengue”, alertou.
O supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, afirmou que foram encontradas muitas larvas do mosquito. “Durante a inspeção no local achamos muitas garrafas, baldes e plásticos com água acumulada com larvas. As mesmas foram coletadas e levadas para análise no nosso laboratório”, disse.
De acordo com a equipe de Pronto-Ação, estão estimadas umas 12 toneladas de inservíveis, como garrafas, latas, eletrodomésticos, entre outros. Também participou da ação a Secretaria de Interior.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.