Mais uma operação de Pronta Ação e ordenamento do município foi realizada nesta terça-feira (23) nas adjacências do Terminal Central de Macaé, supermercado local e linha férrea. A ação conjunta contou com apoio da Secretaria de Ordem Pública, Polícia Militar, programa Segurança Presente, Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e Polícia Civil.
A intervenção periódica que acontece de dia e no turno da noite visa intensificar a segurança de áreas públicas. Outro objetivo foi destacar a segurança da área, que está recebendo movimentação de pessoas em situação de rua . Outra finalidade foi tratar de levar tranquilidade à população, principalmente moradores, pedestres e quem percorre o Terminal.
Para o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Menezes, a Pronta Ação é de suma importância para a população. “Recebemos denúncias que esta área está se tornando alvo de usuários de entorpecentes. Estamos reforçando a Pronta Ação de rotina que abrange abordagem e também identificação se a pessoa em situação de rua tem algum registro na delegacia e se porta alguma arma de fogo ou branca. Em parceria com a Polícia Civil, a checagem da passagem é feita”, disse.
O Secretário de Ordem Pública pontuou que no caso da pessoa abordada estar realmente em situação de rua existe o oferecimento do uso de equipamentos públicos. “Hoje, por exemplo, oferecemos a ida ao Centro Pop, mas não aceitaram”, comentou. Ele frisou que o próximo passo será tratar de ações junto às secretarias de Limpeza Pública e Iluminação Pública para tratar da manutenção e limpeza da área.
Já o coordenador da Pronta Ação, Baldan Fernandes, lembrou que outras áreas receberam Pronta Ação da mesma natureza e finalidade. “Já foram realizadas ações nas praças como; Novo Visconde e Veríssimo de Melo e até na área próxima à loja Vilarejo, que recebeu uma ação mais específica, tendo em vista o registro da passagem de um número expressivo de pessoas, principalmente à noite, no local. Temos equipes de plantão e estamos atentos. O foco é a segurança do cidadão, comentou.
A operação contou com apoio das secretarias de Ordem Pública, Secretaria de Fazenda (Coordenadoria Especial de Posturas), Mobilidade Urbana, Iluminação Pública, Gaop e Proeis.
Vale lembrar, que recentemente outra operação intitulada “Choque de Ordem” também foi realizada no Morro do Carvão. O foco foi a apreensão de veículos em situação de abandono nas vias públicas, que podem ser fator gerador de abrigos de vetores como roedores, mosquito e escorpião. A Coordenadoria da Pronta Ação junto com a Mobilidade Urbana, Posturas, Proeis e GAOp também executaram a apreensão dos carros em situação e local irregulares.