logo

Proposta de doutorado em Ciências Ambientais é apresentada pela UFRJ

05/03/2013 17:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

O objetivo da implantação do curso é a formação de um profissional em Ciências Ambientais

A proposta da criação do primeiro curso de doutorado "Acadêmico de Ciências Ambientais e Conservação" foi apresentada nesta terça-feira (5), aos representantes da Prefeitura de Macaé e aos membros da sociedade acadêmica e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, articula as ações junto à UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

O próximo passo é o encaminhamento da proposta do curso vinculado ao campus Macaé da UFRJ para área de Ciências Ambientais na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A previsão é que o curso, que também será apreciado pelo Governo Federal, seja iniciado no mês de março de 2014 no Centro Integrado de Macaé com a abertura de 20 vagas iniciais. O curso interdisciplinar será voltado para mestres em áreas diversas como Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e outras áreas afins. O doutorado, com a duração de 450 horas, deve ser composto por quatro disciplinas obrigatórias e 18 eletivas.

O objetivo da implantação do curso é a formação de um profissional com base sólida em Ciências Ambientais e que ao mesmo tempo seja capacitado para produção de conhecimentos científicos considerados essenciais para o desenvolvimento da região Norte Fluminense e outras partes do país. A Prefeitura de Macaé considera que o processo de interiorização da UFRJ atua em sintonia com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O governo municipal e a UFRJ estão pautados na consolidação da interiorização do campus e no desenvolvimento do conhecimento científico. Além disso, a partir da criação do curso, serão implementadas novas atividades e projetos voltados para importância ambiental e em políticas públicas, direcionadas a soluções que visam minimizar os impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável do município.

A partir da proposta, o curso de doutorado deverá contar com docentes que apresentem experiência em orientações no nível de doutorado em programas tradicionais da própria universidade e outras instituições do país. Além disso, todos os docentes que serão envolvidos no curso possuem pelo menos uma orientação de Mestrado concluída ou em andamento. Do total de 25 professores que fazem parte da proposta, 14 são contemplados com bolsas de pesquisa nos últimos três anos.

Os professores que estão participando da proposta têm atuado diretamente em debates quanto às questões ambientais da região, como as transformações econômicas, ambientais e sociais ligadas à Bacia de Campos. Hoje, o campus UFRJ- Macaé oferece os cursos de Química, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Engenharia, além do curso de Ciências Biológicas (conceito 5 do Mec), ministrado quase exclusivamente no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem).

A proposta foi apresentada o diretor do Nupem, Francisco de Assis Esteves, a diretora geral do campus em exercício, Maria Antonieta Rubio Tyrrel e o professor titular do curso de Medicina, Emerson Elias Merhy. No encontro também estavam presentes representantes da Funemac e da secretaria de Ciência e Tecnologia.