Foto: Ana Chaffin
iniciou na terça-feira (20) a escavação dos primeiros metros do Canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna)
Continuando as ações da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e ampliação do saneamento básico de Macaé, a prefeitura, através da empresa vencedora da licitação para a realização das obras desse programa, o Consórcio CBPO/Zadar, iniciou na terça-feira (20) a escavação dos primeiros metros do Canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). Esse canal, importante para a macrodrenagem da região, para acabar com os alagamentos dos bairros daquela área, terá seis metros de largura por até dois metros de altura, com extensão de 1.500 metros.
Ele será interligado ao Canal da Antônio Curvelo Benjamim, cujas obras da primeira fase, que representam 250 metros, estão concluídas.
Essas ações do Programa Água Limpa, criado pelo governo do prefeito Riverton Mussi em 2008, são prioritárias para a administração municipal. Nesse programa, que tem prazo de conclusão de quatro anos, a prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 277 milhões. As ações da primeira fase do Água Limpa estão direcionadas ao término dos alagamentos de vários bairros da cidade situados em nível mais baixo e também ampliar o saneamento básico do município.
O engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, informa que as ações na Avenida Evaldo Costa têm o apoio da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) que mantém em meia pista o trânsito em cerca de 200 metros dessa avenida. O engenheiro coloca ainda que continua a retirada das árvores sobre o antigo canal dessa via de tráfego. Já retiramos 80 árvores até agora, para a realização das obras sobre o canal. Essas árvores, catalogadas pela secretaria de Meio Ambiente, estão sendo replantadas no Sambódromo, da Linha Verde”, lembra o engenheiro.
As obras de abertura do novo canal da Evaldo Costa devem estar concluídas em novembro.
Sobre o Canal da Antônio Curvelo Benjamim, a informação do consórcio é que já foi concluída a travessia dessa rua com a Coronel Sizenando e a liberação do trânsito nessa área vai acontecer na próxima semana. “Os 250 metros do canal da Antônio Curvelo já estão prontos, o que representa a primeira fase das obras nesse canal”, coloca Edílson Ferreira.
O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, informa que concluída essa fase de obras nesse canal, a prefeitura vai iniciar a reurbanização da Antônio Curvelo Benjamim, com colocação de meios-fios, recomposição de calçadas e nova pavimentação asfáltica nessa rua.
Nas ações de macrodrenagem, uma novidade: a prefeitura iniciou a limpeza do terreno próximo á elevatória da Télio Barreto onde será construída uma nova elevatória, com capacidade de bombear 4.500 litros por segundo. A construção dessa nova elevatória não vai inviabilizar a outra já existente no local. Essa vai entrar em reforma e vai trabalhar normalmente, reforçando o escoamento pluvial daquela região, em direção ao ponto de deságüe no Rio Macaé. “A nova elevatória contará com casa de bomba, casa do gerador e entrada principal para coleta da água que vem do Canal Fábio Franco e uma linha de recalque até o rio, ampliando muito a vazão de água das localidades situadas próximas aos canais Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa”, disse o secretário Tadeu Campos, ressaltando que outras obras virão complementar a macrodrenagem da região, a pedido do prefeito Riverton Mussi, como a ampliação do Canal da Antônio Curvelo, até o final da rua e a ampliação do Canal Fábio Franco até o final de Linha Vermelha. “Essas obras estão em fase de projeto e representam a segunda fase do Programa Água Limpa para complementar as ações desse programa”, disse o secretário Tadeu.
Na primeira fase do Programa Água Limpa a prefeitura investe R$ 40 milhões, enfrentando os sérios problemas de drenagem das águas pluviais vivenciados por áreas situadas em cota mais baixo e com manilhamento para o escoamento pluvial inadequado e ainda também agravado pelo assoreamento do Rio Macaé, para onde fluem as águas pluviais dessa região.