logo

Prosseguem as obras do PAC na Nova Esperança

30/06/2010 09:14:48 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

A Nova Esperança recebe urbanização e recuperação de toda a área

Continuam as obras na localidade de Nova Esperança, que foi contemplada com as melhorias através da parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades – Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Nova Esperança recebe urbanização e recuperação de toda a área, com investimento de R$ 12 milhões.

Cerca de 30% do bairro já foi beneficiado com redes de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, pavimentação de ruas com paralelos e construção de rede de água pluvial, ou seja, infraestrutura completa. A localidade ainda receberá equipamentos comunitários como Posto Médico, além de unidades habitacionais. As obras prosseguem e, nesta semana, estão sendo beneficiadas as ruas São Paulo e Sergipe, com instalação das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, para ser iniciada a pavimentação.

Sobre a pavimentação dessas ruas, a subsecretária de Urbanismo, Alessandra Aguiar, que acompanha as obras desde o início, informa que, na terça-feira (22), aconteceu uma reunião com os moradores, quando foram debatidos vários assuntos de interesse da localidade, como as ruas onde os ônibus irão circular e, ainda, a necessidade do apoio dos moradores para o acerto em algumas ruas, que necessitam de recuo de algumas residências ou muros.

- Isso acontece porque a Nova Esperança resultou de ocupação desordenada. Há ruas apertadas, o que dificultam as obras. Colocamos essas dificuldades para os moradores, que aceitaram recuar suas casas ou muros para que as obras possam ser realizadas, diz Alessandra, informando ainda que assistentes sociais da Subsecretaria estão visitando as residências que precisam ser recuadas para conversar com os moradores. “As assistentes estão indo de casa em casa e a prefeitura vai dar uma compensação para a reconstrução dos muros aos moradores que não puderem arcar com esse custo”, coloca.

O PAC, que vem trazendo tantas melhorias à Nova Esperança, foi implantado em Macaé graças a uma articulação, em 2007, do prefeito Riverton Mussi com o presidente Lula, com o apoio do governador Sérgio Cabral.

Além das obras de infraestrutura urbana, a Nova Esperança vai receber 64 apartamentos, em prédios de quatro blocos. Esses apartamentos, cujos alicerces já foram iniciados, serão direcionados às pessoas que residem nas margens do mangue e em áreas de risco na localidade. As obras estão sob a responsabilidade da empresa Hidrolumem Construtora, com o acompanhamento da Secretaria de Obras Públicas (Semop).

Segundo informações da subsecretária de Urbanismo as obras foram divididas em três bacias de drenagem, já que a localidade é grande, ocupando área de 18 hectares. As obras em andamento são as situadas na primeira bacia e vão beneficiar de 1000 a 1200 famílias, ou cerca de 5 mil pessoas. A previsão do término das obras nessa primeira bacia é para o final do ano.

A prefeitura está investindo R$ 2 milhões de contrapartida. As obras beneficiam cerca de cinco mil metros lineares de vias públicas e já estão modificando de forma relevante a vida dos moradores. O sistema de drenagem é composto por um conjunto de estruturas que se integram para gerar o resultado final, como bacias de detenção, comportas, estações elevatórias, galerias e escoamento superficial. Com a conclusão das obras, a vazão da água pluvial chegará a 70 milímetros por hora. Estão sendo instaladas galerias retangulares para o escoamento da água pluvial com medidas de dois metros de largura por um de altura e outras de 1,5 metro de largura por um de altura. A prefeitura vai construir também um tanque de contenção para coletar a água pluvial. Desse tanque, a água será bombead a para o canal da Rua Medeiros, que se encontra com o canal Macaé-Campos.

As obras na comunidade representam um terço de toda a área. O restante da localidade deve ser beneficiado com recursos do PAC 2, que já estão sendo agilizados pela prefeitura diretamente em Brasília. Para isso, o prefeito Riverton Mussi esteve, na terça-feira (29), em Brasília, onde se reuniu com a com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, e apresentou as propostas que foram inscritas pelo município no PAC 2, mostrando o objetivo de resgatar a qualidade de vida social e melhorar ainda mais as condições de habitação dos bairros Nova Esperança, Nova Holanda e Malvinas.

As obras PAC são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e implementadas no município pelas secretarias municipais de Habitação e de Obras e Urbanismo, mediante parceria com a Caixa.