Foto: Moisés Bruno
O novo mercado contará com três prédios modernos e em condições de receber bem macaenses e turistas
A Prefeitura de Macaé continua investindo na construção do novo Mercado de Peixes e na recuperação urbana de seu entorno. O novo Mercado está sendo construído na mesma área que abrigava o antigo Mercado de Peixes, que foi demolido porque não mais atendia à demanda por pescado no município.
Atendendo ao projeto de construção, que foi reformulado para melhor atender à comunidade pesqueira e à população, o Mercado contará com área de convivência, lanchonetes, dois restaurantes, duas lojas de materiais pesqueiros, 60 bancas de pescados e quatro bancas de verduras e frutas. Será um prédio moderno e em condições de receber macaenses e turistas.
As obras iniciaram em 2013, com a mobilização, contratação de profissionais, compra de materiais e equipamentos. A obra foi dividida em duas fases e a primeira já começou, com levantamento dos prédios 1 e 3, que vão abrigar 44 bancas. O prédio 1 está mais adiantado e já acontece o levantamento das bancas que vão abrigar o pescado para a venda. O prédio 3 está na fase das fundações. Esses dois prédios estão sendo levantados no espaço que abrigava o antigo mercado. Atendendo os pescadores, entre as bancas haverá um espaço de circulação de serviço.
Essa fase de obras deverá estar concluída até setembro. A prefeitura construiu ao lado um espaço provisório para tornar possível a demolição do antigo Mercado sem prejudicar os pescadores e também a população. Esse espaço conta com sessenta e uma bancas, com boas condições de higiene, possibilitando a continuação da atividade pesqueira durante as obras do novo mercado.
Neste espaço provisório, a atividade continua acontecendo, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h; no domingo, de 7h às 12h. Nos dias da semana, o movimento chega a cerca de 500 pessoas por dia. Nos finais de semana, mais de mil pessoas se dirigem às bancas para adquirir os produtos.
Após a conclusão dos prédios 1 e 3 serão iniciadas as obras do prédio 2 e o cais. No prédio 2 serão construídas as bancas restantes para atender a todos os pescadores cadastrados e área para venda de verduras e legumes.
O antigo prédio que abrigava o Mercado foi demolido em setembro de 2013. Depois disso, a prefeitura realizou reunião com a comunidade pesqueira, visando com que o Mercado venha a atender a todos os que trabalham com a pesca e também á população macaense.
O Mercado Municipal de Peixes funciona em Macaé desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. Contava com um prédio de dois andares, um cais com capacidade para 15 embarcações, 60 boxes e cerca de 180 trabalhadores.
Foi solicitada também a presença de técnicos da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que vão efetuar estudos sobre a rede coletora de esgoto sanitário em busca de soluções que venham atender ao novo Mercado e também às residências e pontos comerciais existentes na área.
Em Macaé, há cerca de cinco mil pessoas vinculadas à pesca e 400 barcos de pesca. Os pescadores e seus familiares fazem parte da história do município e contam com o apoio da Prefeitura de Macaé, da Colônia de Pescadores Z3 e da Associação Mista de Pescadores.