logo

Protection Offshore discute SMS na indústria de petróleo

30/05/2006 09:50:34 - Jornalista: Simone Noronha*

Está quase tudo pronto para a Protection Offshore, o maior Fórum voltado para o setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da indústria de Petróleo Offshore, que acontece na próxima semana em Macaé. Durante o evento, que será aberto na quarta-feira, dia sete, empresas líderes do setor e pesquisadores apresentarão novas soluções e investimentos na área. A Protection Offshore tem o apoio da prefeitura de Macaé.

Empresas como a Shell, Petrobras, Hidroclean, Haztec, BJ Services, Zell Ambiental, já confirmaram presença. O evento também reunirá fornecedores de serviços, que terão a oportunidade de demonstrar produtos voltados para este segmento. O Fórum reunirá 80 empresas expositoras, que representam 185 marcas de 15 países. A expectativa é de oito mil visitantes nos três dias de feira, que acontece até o dia nove no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

A Protection, que está na segunda edição, ocorre em um momento que as atenções da indústria de petróleo se voltam para a área. A Petrobras, que é patrocinadora da feira e expositora, passou a exigir de seus fornecedores o cumprimento de normas internacionais de SMS como critério para disputar as licitações da empresa. Além disso, a companhia planeja investir no período de 2006-2010 mais de U$ 1,9 bilhão em SMS.

- A Petrobras visualiza na Protection não só uma grande oportunidade de demonstrar suas ações na busca pela excelência em SMS, mas, sobretudo, como evento que fomenta a cultura de SMS na região da Bacia de Campos – afirma Carlos Eugênio Ressurreição, Gerente Geral da UN de Exploração e Produção da Bacia de Campos.

O secretário de Meio Ambiente de Macaé, Fernando Marcelo, informou que profissionais da secretaria irão atuar no fórum tirando dúvidas de empresas em relação à legislação ambiental, além do fornecer informações às empresas do cadastramento ambiental para o monitoramento de resíduos de suas atividades.

- Vamos apresentar o projeto Reflorestar, voltado para o reflorestamento da bacia hidrográfica do Rio Macaé, que está alinhado ao programa de incentivo do mercado de produção de mudas da mata atlântica e ao programa de proteção aos mananciais hídricos. Além disso, estarão em foco projetos de educação ambiental, como a Feira Macaé Sempre Verde e a segunda edição do Atlas Geográfico de Macaé – destacou o secretário, acrescentando que também será apresentado o projeto do Parque Atalaia, que integra as unidades de Conservação do município.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entra como apoiador e expositor da feira, disponibilizando no seu estande um Escritório de Licenciamento de Petróleo e Nuclear (ELPN) para atender as empresas.

A viabilidade econômica dos projetos do Pólo Industrial e do Pólo Tecnológico serão apresentados para investidores em potencial, que poderão fazer negócios e mostrar seus produtos e serviços na feira. O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) também vai apresentar programas específicos.



Conferência discute tecnologias de SMS

Durante o período da feira será realiza a Conferência, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo & Gás (IBP), cujas palestras serão estruturadas com base em um tema central: “A influência da inovação tecnológica no aprimoramento da gestão de SMS”. Nos painéis, serão discutidos temas como crescimento da industria de petróleo, segurança no transporte, gestão de saúde nas atividades offshore, responsabilidade social empresarial, tecnologias disponíveis para prevenção e identificação imediata a acidentes, entre outros.

O primeiro painel abordará as perspectivas de crescimento da indústria de petróleo e a cultura de SMS. A idéia é mostrar o aumento da demanda e a geração de novos postos de trabalho, mas destacando a necessidade de conhecimento prévio por parte do trabalhador sobre o conceito de SMS. O debate vai envolver o PROMINP, a Universidade Petrobras, a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé, além de representantes da sociedade e das empresas prestadoras de serviço para a indústria de petróleo na região.

Na programação do primeiro dia, haverá um painel especial que vai apresentar a regulamentação do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional, atualmente em discussão pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo IBP. “Acreditamos que na ocasião da realização do evento este regulamento esteja publicado e nesse sentido será muito oportuno apresentar para o público que atua na Exploração e Produção Offshore quais os conceitos que nortearam a elaboração dessa norma”, afirma o coordenador de Responsabilidade Social do IBP, Carlos Victal.

Responsabilidade Social em debate

A segurança no transporte de bens e pessoas será discutida no segundo dia de debates (08) e abordará o transporte aéreo nas atividades de E&P e o marítimo com foco na movimentação de cargas. Esse painel também vai levantar a questão do transporte terrestre, os principais problemas no trajeto entre cidades e o trânsito urbano. No painel seguinte, a saúde será o principal tema. O objetivo será mostrar para sociedade quais os requisitos mínimos de gestão da saúde no setor.

Ainda no dia 8 de junho, um painel abordará a responsabilidade social nas empresas. O IBP vai expor os indicadores de Responsabilidade Social para o setor de Petróleo & Gás, lançado em parceria com o Instituto Ethos com o objetivo de fazer um diagnóstico da atuação da indústria petrolífera nessa área e mostrar a importância desse levantamento. Ainda nesse painel, a Secretaria de Meio Ambiente de Macaé vai apresentar o programa de reflorestamento de áreas degradadas desenvolvido pela prefeitura em parcerias com as empresas da região.

No terceiro e último dia de evento, a intenção é trazer um palestrante internacional para fazer uma apresentação especial sobre como deve atuar a indústria de petróleo para considerar os aspectos de SMS nas atividades de E&P. A idéia é mostrar qual a tendência mundial nessa área.

A Conferência será encerrada por especialistas em gestão ambiental que falarão sobre as tecnologias disponíveis e metodologias para prevenção, identificação e respostas a derramamentos de óleo. Na ocasião, será discutida a revisão da Resolução CONAMA 293, publicada em 2001 e que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo. A proposta é apresentar as diferentes visões sobre o assunto. As inscrições para a Conferência podem ser feitas pelo site www.ibp.org.br/loja ou pelo telefone 21- 2112-9080.


Oportunidades de negócios

Um dos pontos forte da Protection será a realização de Rodadas de Negócios, promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo e do Gás Natural (Onip), Grandes empresas do setor, denominadas empresas âncoras, vão estar representadas pelo departamento comercial e de compras e se reunirão com potenciais fornecedores. O objetivo desses encontros é possibilitar que pequenos e médios empresários apresentem seus produtos e serviços às companhias de petróleo interessadas em fechar novas parcerias. As empresas âncoras são: Petrobras, Shell, CBO, Maersk, Mendes Junior, Odebrecht, SBM, Transocean, Transpetro e Ultratec.

Outra novidade da Protection é a participação ativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O stand do Instituto contará com o posto de atendimento do Escritório de Licenciamento de Petróleo e Nuclear (ELPN). O principal objetivo é promover um diálogo com empresas do segmento e esclarecer dúvidas sobre processos de licenciamento ambiental para projetos de exploração e produção de petróleo e gás. Além disso, o Ibama promoverá um ciclo de palestras sobre conservação ambiental e as atividades de petróleo.

Além disso, será lançado no primeiro dia da Protection, às 16h, o Prêmio Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos 2006. O objetivo é premiar as empresas do mercado de petróleo offshore que conseguirem atender o maior número de requisitos da norma brasileira de responsabilidade social, a ABNT NBR 16001.

Empresas apresentam inovações

Grande parte das empresas expositoras vai aproveitar o espaço para apresentar novidades, novos equipamentos e tecnologia, além de expor seus produtos e serviços voltados para o mercado offshore. A Hidroclen Serviços Marítimos, empresa dedicada à prevenção, prontidão e resposta a emergências e vazamentos de óleo ou produtos químicos, tanto na água como no solo, estará apresentando um novo equipamento de recolhimento de óleo.

Já a Sampling Planejamento, consultoria, assessoria e treinamento nas áreas de segurança do trabalho, meio ambiente e saúde ocupacional, levará para a Protection duas inovações: o módulo para o treinamento de HUET (Helicopter Underwater Escape Training), que será o primeiro a simular o impacto real do helicóptero na água e a construção de mais um módulo de espaço confinado, que recria as condições limitadas de trabalho nesse tipo de ambiente.

Diretor da MG do Brasil, empresa organizadora da Protection, Eric Hendersen afirma que o evento é o primeiro focado exclusivamente no conceito de SMS. Segundo ele, com o sucesso da primeira edição, a feira se transformou no maior fórum de SMS na indústria offshore.

- A Protection Offshore se consolida como evento fundamental da indústria de petróleo e de extrema importância para promover a aproximação entre grandes companhias e empresas do setor – diz.

*Colaboraram Janira Braga e Approach Assessoria