Protection Offshore ganha conceito de fórum de SMS

23/03/2006 15:13:41 - Jornalista: Janira Braga

A Protection Offshore (Feira e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore) cresceu, incorporou novidades e será, na sua segunda edição, o maior fórum de saúde, meio ambiente e segurança (SMS) do setor offshore de petróleo e gás da América Latina. Detalhes do evento, que acontece de 07 a 09 de junho no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, foram discutidos quarta-feira (22), no gabinete, entre o prefeito Riverton Mussi (PSDB), o diretor da MG (Media Group do Brasil), Eric Henderson, o gerente da MG, Christian Mallot

- Macaé desponta no cenário da indústria nacional como uma das cidades mais preparadas do país por sediar empresas premiadas internacionalmente nas áreas de SMS – destacou o prefeito, acrescentando que as áreas de SMS são hoje fundamentais no processo de desenvolvimento de qualquer empresa.

De acordo com o diretor da Media Group do Brasil, este ano, as políticas de SMS estão no centro das atenções da indústria petrolífera. “Desde janeiro, a Petrobras exige dos fornecedores, padrões internacionais de SMS em suas licitações”, disse Henderson. A previsão de investimento nestas três áreas é de R$ 10 bilhões entre 2006 e 2010.

- A feira trará novas tecnologias nas áreas de meio ambiente, segurança e proteção ambiental, além de abordar questões sobre atividade de risco como o impacto do confinamento do sono dos trabalhadores - afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, que vai ministrar uma palestra sobre reflorestamento na feira.

Fernando acrescentou que a secretaria vai apresentar no fórum dois projetos: o cadastramento das empresas do setor offshore com foco no monitoramento dos resíduos gerados e o reflorestamento, dentro da área de responsabilidade social. “Queremos um maior envolvimento das empresas na proteção de mananciais porque a indústria não funciona sem água”, considerou, comentando ainda que o projeto de corredores ecológicos estará em foco na Protection.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entra como apoiador e expositor da feira, disponibilizando no seu estande um Escritório de Licenciamento de Petróleo e Nuclear (ELPN) para atender a indústria offshore. O instituto também vai promover um ciclo de palestras voltado para a conservação do ambiente marinho.

O secretário de Comunicação, Romulo Campos, lembrou que a feira terá transmissão via Internet e que a Secom vai fazer ampla cobertura do evento. “Vamos mostrar as discussões das novidades em equipamentos de segurança dos funcionários das empresas offshore de petróleo e gás, além das novas tecnologias em saúde e meio ambiente”, disse.

PETRÓLEO E GÁS - O secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia, Alexandre Gurgel, ressaltou que nos preparativos finais para mais uma edição da Protection Offshore, saúde, meio ambiente e segurança não são disciplinas opcionais na indústria do petróleo nem nos outros setores da economia, e sim, disciplinas necessárias. “Em sua essência, estamos tratando do ser humano e do seu habitat. O setor SMS não é um tema para ser tratado pelos empresários, governo e sociedade da porta da indústria para dentro, mas precisa sim ser incorporado à cultura de todo cidadão globalizado”, comentou Gurgel.

O fórum de SMS terá estandes das principais multinacionais do setor SMS; conferência de nível internacional, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); rodadas de negócios promovidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) com o objetivo de ampliar o contato entre empresas âncoras com outras médias e pequenas.

A Protection Offshore é realizada pela Media Group do Brasil, com apoio da prefeitura, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e outras instituições. Empresas como a Shell, Petrobras, Hidroclean, Haztec, BJ Services, Zell Ambiental, já confirmaram presença. A feira terá ainda a participação da ABN-AMRO.