Protesto Suburbano comemora 15 anos com show nesta quinta

08/12/2010 15:37:42 - Jornalista: Eloísa Seady

Banda de hardcore, punk e rock se apresenta a partir das 19h, no térreo do Centro Macaé de Cultura

Jovens artistas talentosos e macaenses há 15 anos resolveram fazer dos seus sonhos uma realidade: montar uma banda de hardcore, punk e rock. E em janeiro de 1995, nascia a Protesto Suburbano, com uma proposta desprentenciosa, mas esbanjando criatividade e super antenada com o mundo do rock.

Nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, na Praça das Artes, no térreo do Centro Macaé de Cultura, a banda estará lançando a exposição do seu acervo, e se apresentando com convidados especiais como ex-integrantes da banda e alguns vocalistas de importantes bandas do circuito nacional e internacional. O evento comemora os 15 anos da formação da banda Protesto Suburbano.

O vocalista Sandro Santuchi, participante da formação da banda desde o início, conta que a Protesto Suburbano já gravou quatro CDs, sendo dois independentes e dois por gravadora, além de três demos. Ao longo dessa trajetória, a banda já integrou de mais de uma dezena de coletâneas, além de ter participado como trilha sonora de filmes de surf e ter feito alguns clipes.

- A forma que escolhemos para protestar e lutar pela paz e harmonia foi montar uma banda independente e contestadora. Nossas letras refletem a realidade cruel dos nossos dias tentando passar mensagens conscientes de protesto contra as injustiças sociais. De forma bem direta, nosso som, hardcore old school, expressa a revolta contida em nossos corações. Respeito, atitude e liberdade são nossas palavras de ordem. Os shows irradiam energia e interatividade coletiva, frisa Santuchi.

A banda hoje está compondo material para seu próximo CD e prepara mais um clipe. Lançar um DVD e fazer um tour pela Europa também é um dos objetivos. A presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly ressalta que os componentes do Protesto Suburbano é um exemplo para os jovens que anseiam em entrar no mundo da música. Ela lembra que a Fundação possui uma Escola de Artes com aulas inteiramente gratuitas que oferece desde canto a instrumentos de percussão, inclusive piano.

- O poder municipal através da Fundação no início de cada ano abre matrícula para todos os segmentos citados acima, basta o interessado se dirigir a secretaria da escola e fazer sua inscrição. Queremos que o munícipe prestigie essas aulas, pois daqui já saíram grandes profissionais que hoje encontra-se atuando profissionalmente, afirmou.