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Prova Macaé 2011 é aplicada para mais de 1,6 mil alunos

24/08/2011 16:42:12 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Objetivo é corrigir problemas de ensino e aprendizagem

A Prova Macaé 2011 movimentou 18 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (24). Mais de 1,6 mil estudantes do 9° ano de escolaridade participaram da avaliação. Entre os objetivos estão avaliar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, fornecer dados para o planejamento educativo dos anos de 2011 e 2012 como também possibilitar a auto avaliação dos alunos.

A avaliação teve 20 questões de Matemática e 20 de Língua Portuguesa, e apresentou uma versão diferente para cada turno. A unidade Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão foi uma das escolas que aplicou a prova. Durante todo turno da manhã, estudantes estavam ansiosos com a avaliação e o resultado das questões. O movimento nas salas de aula e corredores entusiasmou os alunos.

Carlos Henrique Lopes, de 15 anos foi um deles. O morador do Parque Aeroporto afirmou que adorou a prova, principalmente o conteúdo de matemática. “Quero fazer outras avaliações assim para me preparar para o vestibular. Sonho em ser advogado. Aí terei que estudar bastante”, falou.

Ansiosa, Estéfani da Silva observou que a Prova Macaé 2011 foi bem planejada e diferente. “Fiquei surpresa com as questões. Li e reli para acertar muito. Quero fazer bonito”, disse. Com espírito competitivo, a aluna Taíse Santos confessou que fez a prova com calma para acertar todas as questões. “Quero saber se estou indo bem nos estudos. A prova foi bem legal, principalmente o conteúdo de português”, frisou.

A avaliação consistiu em apresentar alguns dos 37 descritores de Matemática e 21 de Língua Portuguesa indicados pelo MEC para o 9º ano e enfatizou referências a habilidades e competências que os estudantes devem ter adquirido quanto aos diversos conteúdos.

Diante dos critérios e planejamento, a prova foi alvo de elogios de professores. José Marcos da Silva, professor de Matemática na rede há nove anos, pontuou que a avaliação foi bem positiva na abordagem da disciplina. “Questões com gráficos, tabelas e de raciocínio foram primordiais para que nossos alunos já treinem para provas posteriores como Enem e se dediquem nos estudos neste segundo semestre”, comentou.

Já a professora de Língua Portuguesa Andréa Roberto de Melo afirmou que a avaliação foi bem elaborada. “As questões pontuaram identificações, inferências, referências, interpretações e sobretudo raciocínio. Tudo isso é primordial para contribuir com a qualidade do ensino”, salientou.

Na avaliação da diretora da Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Lucy Caldas Simões, a Prova Macaé 2011 foi mais do que positiva. “Momentos como estes são essenciais para os alunos se empenharem e prepararem para outros exames. Já os professores também ganham, pois eles ficam sabendo mais sobre o nível de aprendizagem dos estudantes”, ressaltou.

Objetivo é corrigir problemas de ensino e aprendizagem

Diante desta avaliação, a Secretaria de Educação tem a proposta de que as escolas municipais avaliem o planejamento pedagógico e executem possíveis intervenções para corrigir quaisquer deficiências do processo ensino-aprendizagem, a partir deste segundo semestre. Além da prova, foram realizadas aulas de reforço de Português e Matemática.

- A Prova Macaé será aplicada em duas ocasiões, servindo também de simulação para a “Prova Brasil”, que é aplicada em novembro. Tudo para que os alunos estejam mais preparados e não sofram impactos comuns em avaliações como esta”, ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia, lembrando que depois de aplicar a prova, a secretaria vai analisar os resultados, e verificar onde é preciso dar mais atenção.

A coordenadora do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Balade Aref, lembrou que a avaliação planejada da melhor maneira para investir na qualidade do ensino.

- A correção será executada pelos professores e orientadores pedagógicos da equipe da Secretaria de Educação. A prova segue as orientações do MEC, contemplando os descritores, que aparecem dentro de cada tópico de conteúdos ou das habilidades exigidas em ordem crescente de aprofundamento. A partir daí, haverá consolidação e tabulação dos dados. As coordenações pedagógicas de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º anos da Secretaria de Educação utilizam a ‘Prova Macaé’ como mais um instrumento para aperfeiçoar o planejamento, explicou.

O próximo passo da Secretaria de Educação é distribuir neste segundo semestre, a avaliação para as trinta e oito escolas para as turmas de 5º ano de escolaridade. A ‘Prova Macaé’ para esse segmento terá dez questões de Língua Portuguesa e onze de Matemática. Ela também será baseada nos descritores e aos moldes da prova do MEC. De acordo com a coordenação do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, os estudantes desse segmento, assim como os do 9º ano, participaram das duas etapas do simulado para a ‘Prova Macaé’.

Também participaram da prova estudantes das unidades municipais situadas na serra e área central de Macaé. São elas; Profª Maria Letícia Santos Carvalho, E. E. M. Polivalente Anísio Teixeira, Ciep 455 Mun. Maringá, C. M. Ancyra Gonçalves Pimentel, C. M. Generino Teotonio de Luna, C. M. Botafogo, , C. M. Profº Samuel Brust, C. M. Profª Elza Ibrahim, Ciep 058 M. Oscar Cordeiro, C. M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, C. M. Engenho da Praia, C. M. Joaquim Augusto Borges, C. E. M. Carolina Curvelo Benjamin, C. E. M. Raul Veiga, C. M. Ivete Santana Drumond de Aguiar, C. M. do Sana e Colégio Municipal Pedro Adami.

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