logo

Provinha Brasil começa a ser aplicada nesta terça em Macaé

22/11/2010 16:23:16 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: Ana Chaffin

Previsão é que 140 turmas e 2.860 alunos do segundo ano de ensino fundamental, com idade de sete anos participem da avaliação

A partir desta terça-feira (23), em Macaé, começa a ser aplicada, em cerca de 50 unidades da rede municipal de ensino, a Provinha Brasil. A avaliação se estende até quinta-feira (25). A previsão é que 140 turmas e 2.860 alunos do segundo ano de ensino fundamental, com idade de sete anos participem da avaliação. O objetivo é verificar as habilidades de leitura e escrita, além da compreensão, que são apontadas como referências do currículo escolar e que devem ser adquiridas na alfabetização.

Os estudantes responderão a uma prova com 24 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa. No mês de abril, foi realizada a primeira fase da prova, que também contou com o acompanhamento do professor da própria escola e da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formada por profissionais como professores orientadores e orientadores pedagógicos, nos turnos da manhã e tarde.

Tendo como parâmetro os bons resultados do processo ensino-aprendizagem da rede municipal, a expectativa é obter média quatro, numa escala até cinco. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a primeira etapa já possibilitou uma intervenção da Educação através da definição de ferramentas, que buscam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nesta segunda fase será verificado se as práticas pedagógicas adotadas foram eficazes.

- Diante da avaliação poderemos identificar os problemas das crianças na alfabetização, auxiliar os professores a definirem estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios para os profissionais da Educação. A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando com isso, as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, disse o secretário.

Provinha - Segundo o Ministério da Educação (MEC), 35 mil alunos do país irão participar da Provinha, que avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais das escolas públicas. O exame compõe um quadro comparativo dos avanços dos alunos ao longo do ano letivo.

Criada em 2008, a Provinha Brasil não tem fins classificatórios, mas o de fornecer à escola resultados que auxiliem na gestão do ensino. Seu nome é uma referência à Prova Brasil, também realizada pelo MEC, que avalia a qualidade do ensino nos 5º e 9º anos de escolaridade.