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Provinha Brasil de Matemática é aplicada para três mil alunos

25/08/2011 17:01:41 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

No total, 41 unidades aplicaram a avaliação, que tem como uma das propostas registrar um diagnóstico para analisar e melhorar a prática pedagógica

Cerca de três mil estudantes do segundo segmento da rede municipal de ensino participaram da primeira edição da Provinha Brasil de Matemática nesta quinta-feira (25). No total, 41 unidades aplicaram a avaliação, que tem como uma das propostas registrar um diagnóstico para analisar e melhorar a prática pedagógica.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a expectativa é alcançar um diagnóstico positivo sobre o empenho dos alunos diante da Matemática, disciplina que é considerada por muitos o “bicho papão”: “O objetivo é consolidar dados para que a rede municipal possa executar intervenções pedagógicas, que visam contribuir com a melhoria do ensino”, disse.

Já a coordenadora do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, Sonerline Miguel, observou que as 20 questões já estão sendo corrigidas nas próprias escolas, para que se faça um consolidado. A partir daí, os professores dos 1° e 2° anos de escolaridade terão maior clareza quanto às atividades pedagógicas. “Esta será uma forma de refletir sobre o contexto educacional, através do trabalho com os 20 descritores. Além disso, a intenção é obter informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem”, afirmou.

Entre as 135 turmas de unidades municipais que participaram da Provinha Brasil de Matemática estão as da Escola Municipal Interagir, que avaliou oitenta estudantes. Um deles foi Lucas Caldas, de 6 anos. O menino demonstrou puro entusiasmo ao sair da sala de aula e anunciar para a mãe que fez a avaliação: “Fiz a prova toda. Gostei e acho que acertei muito!”, contou. Outra satisfeita Amanda Gomes, também de 6 anos: “Adoro Matemática! Gostei muito da prova e quero fazer outras como estas”, destacou.

A possibilidade de obter informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem é motivo de elogios. Para a diretora do Interagir, Dilma de Almeida Pinto Parga, a avaliação foi bem elaborada e pertinente aos conteúdos ministrados: “A prova foi bem planejada e realmente conseguiu testar os conhecimentos dos estudantes”, pontuou.

A diretora-adjunta, Danielle de Oliveira Vieira,a orientadora pedagógica Simone de Azevedo Flores, além da professora orientadora Regina de Azeredo também elogiaram a prova: “A avaliação de matemática exigiu interpretação e raciocínio, o que é muito importante para os estudantes. Os conteúdos abordados como formas geométricas, quantidades, sistemas monetários, gráficos e problemas que envolvem adição, subtração, multiplicação e dobro foram muito positivos”, ressaltou Simone.

Para a diretora-adjunta Danielle Oliveira, a Provinha Brasil de Matemática, é um instrumento essencial para uma reflexão sobre sua prática escolar e sobre o processo de construção do conhecimento dos alunos: “Diante de provas como estas que podemos considerar o desenvolvimento das habilidades necessárias para o alcance das competências exigidas na educação básica”, finalizou.

Etapas- Além da Provinha de Matemática, a rede municipal de ensino também avaliou os estudantes do 2° ano de escolaridade através da primeira etapa Provinha Brasil de Língua Portuguesa no mês de abril. Na ocasião 40 escolas municipais participaram da avaliação. A próxima etapa vai acontecer no mês de novembro com a conclusão dos índices de leitura e escrita e adoção de medidas pedagógicas diante das disciplinas de Matemática e Português.