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Provinha Brasil é aplicada em Macaé com boas expectativas

24/11/2010 09:38:22 - Jornalista: Grazielle de Marco

Cerca de 2.990 alunos do segundo ano do ensino fundamental municipal participam da Provinha Brasil, iniciada, nesta terça-feira (23), em 46 escolas da rede. As provas estão sendo aplicadas nos turnos da manhã e tarde, com os estudantes respondendo 24 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa. Nesta quarta-feira (24), é a vez de 17 unidades escolares realizarem a avaliação. Uma das escolas com maior número de estudantes envolvidos na atividade é o Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo que conta hoje com 1.153 alunos.

A provinha Brasil é direcionada para alunos com idade de sete anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 35 mil alunos do país vão participar da provinha que avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais das escolas públicas.

Esta é a segunda etapa da prova que tem como finalidade diagnosticar o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. No mês de abril, foi realizada a primeira fase da prova, que também contou com o acompanhamento do professor da própria escola e da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formada por professores orientadores e orientadores pedagógicos, nos turnos da manhã e tarde. O exame compõe um quadro comparativo dos avanços dos alunos ao longo do ano letivo.

A previsão é que o exame seja aplicado até a próxima terça-feira (30) em unidades escolares situadas na região serrana. As informações obtidas com a avaliação auxiliam os gestores e professores na formulação de políticas públicas de alfabetização. A expectativa da Semed é alcançar níveis positivos assim como nos anos anteriores. Em 2009, as escolas da rede atingiram o nível 4 (17 a 22 pontos) na Provinha Brasil.

- Esperamos atingir os níveis 4 e 5, que compreendem de 23 a 24 pontos. A intenção é, posteriormente, nos reunirmos com professores e demais profissionais das unidades para melhorarmos os resultados e habilidades de leitura e escrita dos nossos alunos, ressalta o secretário de Educação, Guto Garcia.

Para a subsecretária pedagógica, Gelda Tavares, a provinha permite ao professor, ao analisar os resultados obtidos pelas crianças, identificar as dificuldades da aprendizagem e traçar um plano de trabalho para superar os problemas que aparecem. Conforme ela, a avaliação do segundo semestre também oferece informações ao professor e à escola sobre a evolução no aprendizado entre a aplicação das duas provas.