Depois do Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, no bairro Nova Holanda, que recebeu o mutirão “Minha Escola Querida” na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), agora é a vez do Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, receber a 17º edição do projeto, nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 8h às 17h. Assim como na Nova Holanda, a realização do “Minha Escola Querida” nas Malvinas segue a proposta de ocupação social, que faz parte do plano de ações da Prefeitura de Macaé após a pacificação feita pela Polícia Militar nestas localidades.
A ação conta com o envolvimento das secretarias, que prestam serviços de infraestrutura, saneamento, iluminação, limpeza pública, de assistência social, dentre outros. Com o “Minha Escola Querida”, o objetivo é mobilizar esforços para fortalecer a cidadania e a cultura do pertencimento, através da melhoria do espaço escolar e da integração com estudantes, educadores e a comunidade.
No caso da Educação, além do intuito social, através da cidadania empresarial e do voluntariado, o mutirão ainda marca o compromisso da Prefeitura em dar continuidade às reformas das escolas:
- Os mutirões marcam o compromisso da Prefeitura em dar continuidade às reformas das escolas e à política de aproximação entre a gestão escolar da comunidade. Com a criação da Subsecretaria de Infraestrutura temos dado ênfase na manutenção e reforma das escolas. E a participação da comunidade na escola é extremamente importante para o desenvolvimento da Educação - explicou o secretário de Educação, Guto Garcia.
Durante as ações do “Minha Escola Querida” são realizadas reformas, pintura, reparos elétricos, corte de grama, poda de árvores, jardinagem, dedetização, desratização, reparos no telhado e substituição de cortinas, dentre outros serviços. O Departamento de Saúde Coletiva também distribui o complexo homeopático para controle dos sintomas da dengue e faz uma campanha de conscientização da população sobre os riscos da doença. São realizadas ainda apresentações culturais.
Além do Colégio Municipal Eraldo Mussi, desde 2009, quando foi criado, o mutirão “Minha Escola Querida” já passou pelos colégios Wanderley Quintino, Christus Jean Koussolas, Zelita Rocha, Joaquim Freire, Generino Teotônio de Luna, José Calil Filho, Jacira Tavares Duval, Maria Letícia Santos Carvalho, Arléa Carvalho José, Carmem de Jesus França, Nossa Senhora da Conceição, Caetano Dias, Pedro Adami e Balneário Lagomar, além da Maria Angélica Ribeiro Benjamin e do Ciep Darcy Ribeiro em 2012.