logo

PSF faz trabalho de Educação Postural, no Complexo da Ajuda

29/06/2007 16:31:12 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com foco na promoção da melhoria das condições de saúde da comunidade, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusp), através do Programa Saúde da Família (PSF), implantou, há um mês, no complexo da Ajuda, o “Projeto Ajuda” que visa a socialização de crianças, idosos e portadores de transtornos mentais por meio de diversas atividades.

Segundo o coordenador do projeto, o fisioterapeuta Maximiliano César Perdomo, o trabalho é desenvolvido pela equipe de fisioterapia das unidades do PSF dos bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo e Planalto da Ajuda. Conforme ele, a idéia do projeto surgiu após diversas queixas de dor lombar em crianças em idade escolar, registradas nas unidades.

O fisioterapeuta acrescenta que o ponto de partida foi uma pesquisa de campo nas escolas, constando que 70% das crianças do projeto Ancorim, da Casa do Caminho, com idade entre seis e 10 anos, sofriam de problemas de escoliose (desvio de postura). “Constatamos durante a pesquisa que muitas utilizavam mochilas pesadas e tinham uma postura irregular durante as aulas”, afirma.

Após apresentação dos resultados aos pais dos alunos, foi instituída também a realização de uma reunião mensal com os mesmo, onde são feitas palestras de orientação sobre prevenção de doenças e temas relacionados à saúde e à qualidade de vida.

A equipe do PSF iniciou o trabalho de Educação Postural com as 150 crianças do projeto. “Primeiramente, tivemos que ir conquistando a confiança e o respeito da garotada. Hoje, as crianças estão totalmente engajadas e juntos desenvolvemos diversas atividades físicas, principalmente, alongamento de forma lúdica e divertida”, diz.

Já com os idosos os fisioterapeutas trabalham o desenvolvimento corporal com dança e alongamento. Já com os pacientes, com deficiência psicossocial, o trabalho é voltado para a musicalização. As atividades são realizadas, uma vez por semana, com cada grupo separadamente.

PSF – O Programa Saúde da Família em Macaé, tem 28 unidades, atende 56% da população e conta com uma equipe multidisciplinar. O Ministério da Saúde preconiza que a equipe do PSF possua médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Com uma política de saúde voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, o PSF em Macaé conta ainda com dentista, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista. Vale lembrar que 82% do programa são custeados com recursos municipais e a outro percentual é oriundo de recursos federais.