logo

PSF na praça celebra o Dia Mundial da Saúde

01/04/2011 16:38:28 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

Foto: Kaná Manhães

O Programa tem como meta levar a ação para todas as praças do município

O Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) promove na próxima quinta-feira (7) o evento “PSF na praça”, das 9h às 13h na Praça Arlindo Mourão, no bairro Aroeira. O evento, o segundo realizado nesse ano, acontece em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e conta com a parceria o Programa DST/Aids e da Secretaria de Trabalho e Renda.

No local, o Programa Saúde da Família vai contar com distribuição de material informativo. Profissionais das próprias unidades estarão a serviço da população, prestando orientação de todos os serviços que são disponibilizados pelo PSF.

O Programa tem como meta levar a ação para todas as praças do município e também se apresentar como um espaço que trata e encaminha para outros serviços de saúde municipais, caso seja necessário.

- Nosso objetivo, é trazer informação à população, no que diz respeito aos serviços oferecidos pelo PSF, serviços da Secretaria de Saúde e informações específicas de cada, como saúde bucal entre outros. Assim, a pessoa pode se tratar em uma unidade do próprio bairro, ao invés de uma unidade de emergência longe, diz o coordenador geral do Programa Saúde da Família de Macaé, Welberth Porto de Rezende.

As equipes do Programa Saúde da Família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários. O tema deste ano do Dia Mundial da Saúde será “Resistência aos antibióticos”.

O que é Programa Saúde da Família (PSF)?

A Saúde da Família é entendida como um programa de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.