O Programa Saúde da Família (PSF) da prefeitura de Macaé realizou, na tarde desta quarta-feira (22), o 1º Evento de Nutrição, na unidade Barra/Brasília. Aproveitando a entrega do leite feita, mensalmente, em toda rede publica de Saúde, pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), a equipe da unidade apresentou um teatro informativo, explicando como deve ser usado a multimistura e o leite.
- Aproveitando o dia da entrega do leite feita pela Catan, resolvemos fazer um teatro informativo para a comunidade da Barra/Brasília, esclarecendo dúvidas a respeito do leite e da multimistura que são complementos alimentares essenciais para nutrição de crianças de baixo peso - comentou Carine Lima, nutricionista da equipe, acrescentando que no dia da entrega, os usuários do PSF ainda têm acompanhamento pediátrico, medicamentos e exames complementares, quando necessário.
Segundo a nutricionista, a alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida. Com isso, a prefeitura distribui, através da Catan leite para comunidade carente. O objetivo da distribuição é o combate às carências nutricionais, promovendo a recuperação de crianças com idade entre zero a cinco anos.
Carine explica que a multimistura é um complemento alimentar produzido pela Catan, que tem como objetivo enriquecer a dieta normal da população-alvo, ajudando a prevenção de carências nutricionais. “O suplemento é altamente nutritivo, rico em fibras, minerais, vitaminas e outros nutrientes vitais para a recuperação da saúde dos pós-peso”, observou.
PSF - As equipes de Saúde da Família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.
Atualmente, o município conta com 26 equipes de Saúde da Família e dois de agentes comunitários de Saúde, abrangendo 75.882 habitantes, o que corresponde a 54% da população.